TJPR realiza a Semana Nacional dos Juizados Especiais
TJPR REALIZA A SEMANA NACIONAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS
Evento será nos dias 24, 27 e 28 de junho de forma presencial e online com o objetivo de aprimorar os serviços dos Juizados Especiais
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), através da Escola Judicial do TJPR (Ejud-PR), irá realizar nos dias 24, 27 e 28 de junho a Semana Nacional dos Juizados Especiais, instituída pela Resolução CNJ nº 359/2020, com o objetivo de valorizar, dar visibilidade e aprimorar os Juizados Especiais, reconhecendo a importância desses órgãos na efetivação do acesso à Justiça. Serão três dias de palestras e oficinas, na Esplanada do Anexo ao Palácio da Justiça e no canal do YouTube da Ejud-PR, para magistrados(as), servidores(as), conciliadores(as), juízes(as) leigos(as), estagiários(as) e colaboradores(as) dos Juizados Especiais.
O evento faz parte do eixo de formação inicial e continuada e é supervisionado pelo Comitê Nacional dos Juizados Especiais (Conaje), que é a estrutura colegiada responsável por estimular e supervisionar, em caráter permanente, iniciativas voltadas ao aprimoramento da prestação jurisdicional no âmbito do Sistema dos Juizados Especiais.
As palestras vão incentivar a adoção de valores de empatia, colaboração, experimentação e sustentabilidade social e ambiental, com incentivo à gestão da inovação para a busca do aperfeiçoamento dos modelos organizacionais, desenho e melhora dos fluxos de processos de trabalho, gestão e análise de dados, melhor comunicação com técnicas de visual law e linguagem simples, além de avanços tecnológicos. Durante o evento será debatida a utilização de metodologias ativas para a prospecção de ações entre juizados especiais, imersão em problemas complexos, com participação da sociedade civil para a construção coletiva de soluções e compartilhamento de resultados.
Outro ponto a ser abordado na Semana Nacional dos Juizados Especiais é a cooperação entre tribunais com formação de rede institucional para compartilhamento de informações, disponibilização de recursos ou intercâmbio de pessoal e desenvolvimento de ações conjuntas. Os palestrantes vão falar da importância do diálogo com os grandes litigantes, públicos ou privados, para a gestão do acervo, identificando congestionamentos e possibilidades de soluções pré-processuais.
Programação
24/06/2024 – das 17h às 19h:
A abertura do evento será uma palestra/oficina com a juíza Letícia Guimarães, que vai abordar valorização e formação continuada de mediadores, juízes leigos e conciliadores.
27/06/2024 – das 17h às 19h:
Palestra do 2º vice-presidente do TJPR, desembargador Fernando Prazeres, sobre o novo formulário de peticionamento virtual direcionada aos servidores dos juizados que utilizarão o novo formulário.
28/06/2024 – das 17h às 19h:
O encerramento do evento terá palestras de Gustavo Osna (UFPR), Jordão Violin (PUC/PR) e Jurema Carolina da Silveira Gomes (ENFAM) para apresentar os resultados dos estudos relacionados à proposta de Resolução que aborda coletivização do julgamento de casos repetitivos no âmbito dos Juizados.
Acesse aqui para participar da Semana Nacional dos Juizados Especiais.
Acesse aqui os vídeos institucionais sobre a Semana Nacional dos Juizados Especiais.
Descrição da imagem de capa: arte gráfica em que está escrito “Evento híbrido. Semana Nacional dos Juizados Especiais. 24, 27 e 28 de junho. 17h às 19h. Local: Esplanada do Anexo ao Palácio da Justiça e canal da Ejud no YouTube”.