TJPR realiza capacitação sobre acolhimento institucional na Comarca de Iretama

TJPR REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA COMARCA DE IRETAMA
Evento reuniu profissionais da rede de proteção à infância e juventude para fortalecer práticas e discutir o apadrinhamento afetivo
No dia 8 de agosto de 2025, o Fórum da Comarca de Iretama sediou uma capacitação voltada ao aprimoramento das práticas no serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. A atividade foi conduzida pelo magistrado Guilherme de Mello Rossini, em parceria com a psicóloga Priscila de Almeida Souza, da Equipe Regional de Atendimento Multidisciplinar (Eram) do município de Palmital.
O encontro contou com a participação de equipes técnicas das Casas Lares de Iretama e Roncador, profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e membros dos Conselhos Tutelares dos dois municípios. A iniciativa promoveu um espaço de diálogo e integração da rede de proteção, reforçando a importância da atuação conjunta no acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
O papel das equipes técnicas no processo de acolhimento, o acompanhamento das famílias, o preparo das crianças e adolescentes para o retorno ao convívio familiar ou para adoção, além de serem aspectos relevantes para a elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA), foram alguns dos temas debatidos no encontro.
Na ocasião, ainda foi avaliada a possibilidade de implantação do Projeto Dindo – Apadrinhamento Afetivo na Comarca. A iniciativa, apoiada pelo TJPR, visa promover a crianças e adolescentes em acolhimento institucional a formação de vínculos afetivos estáveis com pessoas da comunidade. O projeto busca ampliar a rede de apoio desses jovens, promovendo a convivência familiar e comunitária saudável, fortalecendo a autoestima e incentivando a autonomia emocional, sempre pautado pelo princípio do melhor interesse da criança e do adolescente.