Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Tribunal de Justiça do Paraná abraça campanha "Justiça pela Paz em Casa"


Tribunal de Justiça do Paraná abraça campanha "Justiça pela Paz em Casa"

Realizada pelo STF e pelo CNJ, campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre os seus direitos
Qui, 09 Mar 2017 18:10:00 -0300

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) participa da campanha "Justiça pela Paz em Casa", que já está na sua 7ª edição. Realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre os seus direitos e também agilizar julgamentos relativos à Lei Maria da Penha.

Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira (6/3) e seguem até o dia 10/3 nos estados e no Distrito Federal. Durante a semana, além de priorizar audiências e julgamentos de processos relativos à violência doméstica contra a mulher, serão desenvolvidas ações pedagógicas. Palestras e cursos foram programados para esclarecimento da população sobre o tema.

“Essa é uma semana em que o Poder Judiciário enfatiza a importância da ‘Paz em Casa’ para a construção de uma sociedade mais fraterna e plural. E isso se faz, sobretudo, pela informação. Informar as pessoas que a almejada pacificação é algo construído, desde o berço, pelo respeito mútuo das diferenças", disse a conselheira Daldice Santana, coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar do CNJ.

No Paraná

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado do Paraná (CEVID), atuante desde 2011, está sempre atenta às questões afetas às mulheres paranaenses.

Em 2016, entre as atividades efetivadas pela coordenadoria está a implantação da patrulha Maria da Penha nas cidades de Toledo e de Arapongas, no interior do estado.

Também há outros trabalhos desenvolvidos pela CEVID, como o atendimento prestado pelo Grupo Guia, na capital.

Confira abaixo informações sobre algumas ações da Coordenadoria:

Grupo Guia

Em um espaço destinado para autor ou autora da violência, o Grupo Guia, do Juizado de Violência Doméstica de Curitiba, promove orientação e reflexão sobre as questões relacionadas ao delito que ocasionou a prisão. Esse trabalho tem como objetivo a recuperação e a conscientização do agressor, de forma a evitar a reincidência.

Patrulha Maria da Penha

O trabalho da patrulha é oferecer acompanhamento preventivo, periódico e garantir uma proteção especial às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher/Vara Criminal, com base na Lei Maria da Penha (11.340/2006).

No Paraná já foram implantadas Patrulha Maria da Penha nos municípios de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo e Arapongas. As próximas comarcas a receberem o serviço são: Maringá, Araucária e Ponta Grossa.

Fonavid

Em novembro de 2015, a CEVID organizou o Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID), em Foz do Iguaçu.

O Fórum, que reuniu magistrados de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, discutiu questões relacionadas à aplicabilidade da Lei 11.340/2006.

Com informações CNJ.


 
CIDADÃO
 
ADVOGADO
 
IMPRENSA

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR

a

Prazos e Suspensões no TJPR Prazos e Suspensões no TJPR

Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento

Nota de falecimento

Nota de falecimento Qua, 17 Jan 2018 17:46:00 -0200 É com pesar que informamos o falecimento da Servidora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Iolanda Carrano Zanluti...