Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

TJPR forma alunos do Projeto de Acolhimento de Jovens Aprendizes (AJA)


TJPR forma alunos do Projeto de Acolhimento de Jovens Aprendizes (AJA)
Parceria com a organização ESPRO e com a empresa Madero contribuiu para a profissionalização de 23 adolescentes
Seg, 02 Dez 2019 14:55:07 -0300

Nesta terça-feira (26/11), 23 adolescentes celebraram a formatura no 1º Ciclo do Projeto de Acolhimento de Jovens Aprendizes (AJA) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Desde agosto de 2018, os formandos – jovens de 14 a 18 anos de idade – receberam instruções voltadas ao desenvolvimento de autonomia e de protagonismo por meio do trabalho. “Fomos os pioneiros, tivemos a honra de inaugurar este lindo projeto e estamos chegando ao final dos primeiros contratos firmados nesta parceria. Parabenizo todos os jovens que, assim como eu, se dedicaram, se esforçaram e cresceram com o que aprenderam”, disse o aprendiz Jonatan durante a solenidade realizada no Auditório Pleno do TJPR.

O AJA, iniciativa voltada para a inclusão social, tem o objetivo de oferecer qualificação profissional para adolescentes em acolhimento institucional no Paraná. Todas as ações cumprem a “Lei do Aprendiz” e são voltadas para a proteção e a promoção dos direitos da criança e do adolescente. “Podemos dizer que os dias vividos durante o contrato foram dias de aprendizado e contato com o novo. Aproveitamos cada atividade, orientação e momento de descontração que vivemos juntos. Encontramos desafios e buscamos vencer um a um com persistência e coragem”, declarou a formanda Alessandra. 

Durante o ciclo de formação, os adolescentes participaram de atividades teóricas semanais na organização Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) e tiveram a oportunidade de trabalhar na empresa Madero e em diversos departamentos do TJPR. “Concluo o programa na expectativa de que essa oportunidade chegue a cada vez mais jovens”, disse a aprendiz Gabriele.

Oportunidade para mudar de vida

A missão de atuar em prol da formação profissional de tantos jovens foi destacada por Mariane Josviak, Procuradora Regional do Trabalho: “Acredito que o sentido da vida é fortalecer nossos semelhantes – assim, nos tornamos mais fortes. Nós aprendemos com vocês. Esse é um direito e é uma oportunidade que vocês agarraram com força para poderem mudar suas vidas”.

Durante a cerimônia, o comprometimento e a persistência dos aprendizes foram valorizados como formas de alcançar um futuro ainda melhor. “Vocês são exemplo de que é possível. Vocês desempenharam as atividades com responsabilidade e afinco. Entre tantas dificuldades do dia a dia, vocês persistiram para estar aqui. Esse é um dia simbólico para qualquer outra coisa que vocês decidam fazer na vida: com responsabilidade, dedicação, afeto e determinação vocês vão chegar aonde quiserem”, afirmou Soraia Melchioretto, gerente da regional Centro Sul da Espro.

Dirigindo-se aos formandos, o Presidente do TJPR destacou a alegria pela conquista dos adolescentes e reforçou a importância da educação para o alcance da independência e para a concretização de projetos de vida: “A boa educação constrói o bom caráter e nos prepara para a conquista de um bom trabalho. E um bom trabalho nos proporciona satisfação pessoal, alegria e uma vida boa e feliz. É indispensável continuar estudando sempre, preparar-se bem para a longa jornada profissional, encher-se de entusiasmo e perseguir os sonhos com disciplina, coragem e determinação”.

O Projeto AJA é uma ação do TJPR realizada por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ-PR) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ-PR). A iniciativa concretiza o Protocolo de Intenções firmado pelo Tribunal de Justiça com a Superintendência Regional do Trabalho do Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, o Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, o Ministério Público Estadual, a ESPRO e a empresa Madero.

---

Conheça a Lei do Aprendiz (10.097/2000).
 



CIDADÃO

ADVOGADO

IMPRENSA

Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR

a

Clipping Clipping