Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Projetos “Jovens Promissores” e “PIA da 2ª Vice” formam jovens e crianças


Projetos “Jovens Promissores” e “PIA da 2ª Vice” formam jovens e crianças
Iniciativas atendem jovens acolhidos e desenvolvem a autonomia dos participantes
Qui, 05 Dez 2019 18:40:53 -0300

Em 2019, 75 jovens e crianças acolhidos participaram dos Projetos “Jovens Promissores” e “PIA da 2ª Vice”, desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A ações buscam desenvolver a autonomia dos participantes. O encerramento dos trabalhos anuais aconteceu na quarta-feira (4/12), no auditório do Tribunal Pleno, com a realização de uma cerimônia de formatura.

O 2º Vice-Presidente do TJPR destacou a importância da união de diferentes agentes para o desenvolvimento dos projetos. “Hoje, celebramos a formatura de integrantes de dois projetos que visam a autonomia dos indivíduos para enfrentar as dificuldades da natureza humana e os problemas da sua existência na sociedade”, disse o Desembargador. Ele destacou que o trabalho é feito em parceria com diversos agentes público como a Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, a Procuradoria do Estado, o Executivo Estadual e vários Municípios, “todos com o objetivo de fomentar e promover a cidadania”.

Durante o evento, os jovens formandos assistiram a vídeos motivacionais e de retrospectiva das atividades realizadas durante o ano. Os profissionais e empresas que colaboraram de forma voluntária com as capacitações e práticas realizadas pelos projetos também receberam homenagens. Ao todo, 26 certificados do “Selo Acolhedor de Responsabilidade Social” foram entregues a eles pelo trabalho desenvolvido.

Prestigiaram o evento, compondo a mesa de autoridades: a representante do Governo Estadual, Dra. Letícia Ferreira da Silva; o representante da Polícia Militar do Paraná, Tenente Coronel Samir Wassouf; o representante do Comando da 5ª Região Militar, Coronel Glauco Alves; a representante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, a 1ª Tenente Karla Marinaska; o representante do Ministério Público, Dr. Régis Rogerio Vicente Sartori; o Defensor Público Geral, Dr. Eduardo Pião Ortiz Abraão, e o Presidente da Fundação de Ação Social, Thiago Kronitt Ferro – todos parceiros dos projetos.

Sobre o Jovens Promissores

O programa atende adolescentes de 14 a 18 anos, destinatários de medida protetiva de acolhimento institucional, medida socioeducativa ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades para o desenvolvimento da autonomia dos participantes, preparando-os para o início da vida adulta. 

As ações são divididas em duas etapas: a primeira de formação e a segunda de encaminhamentos individualizados. Em ambas, o estabelecimento de parcerias com os setores público e privado é fundamental. A concretização do projeto é possível graças ao diálogo constante com as equipes técnicas das Unidades de Acolhimento Institucional.

Em 2019, os jovens visitaram o 13º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército Brasileiro, o Estádio Couto Pereira, a Arena da Baixada e a multinacional Bosch. Eles também conheceram a Força Aérea Brasileira, o Corpo de Bombeiros, a Cavalaria e a Academia de Polícia Militar do Guatupê.

Sobre o PIA da 2ª Vice

O PIA da 2ª Vice (Projeto de Incentivo à Autonomia) foi idealizado para atender crianças e adolescentes destinatários de medida protetiva de acolhimento institucional, na faixa etária de 7 a 14 anos, bem como os profissionais que atuam nas referidas instituições, especialmente, educadores sociais e cuidadores. A ideia é estender àqueles que nas instituições ocupam o papel mais próximo ao dos pais os ensinamentos que serão fornecidos aos acolhidos, conferindo, assim, uma solução de validação, continuidade e auto sustentação do projeto dentro das unidades.

Pautado na necessidade de desenvolvimento integral dos acolhidos e de preparação gradativa para o desligamento da instituição, o PIA da 2ª Vice possui uma programação voltada ao desenvolvimento da autonomia do público infanto-juvenil, valorizando o enfoque emocional. O objetivo é oferecer aos participantes ferramentas adequadas para viabilizar o fortalecimento dos acolhidos de forma a estimulá-los a buscarem o crescimento pessoal.

Neste ano, os participantes participaram de atividades no Jardim Botânico, no Mercado Municipal, no Museu da Vida, entre outros. As crianças também foram convidadas para o projeto “Uma noite no MON”, do Museu Oscar Niemeyer.

Saiba mais no site: www.tjpr.jus.br/programas-e-projetos-2-vice 




Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR


Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento