Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

TJPR julga recurso apresentado pela defesa de homem acusado de matar um vizinho


TJPR julga recurso apresentado pela defesa de homem acusado de matar um vizinho
Segundo a denúncia, o réu estaria incomodado com o volume do som que saía do apartamento da vítima – caso será julgado pelo Tribunal do Júri
Sex, 07 Fev 2020 14:00:01 -0300

Nesta quinta-feira (6/2), a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) julgou o recurso apresentado pela defesa de um réu acusado de matar o vizinho em 2018, no bairro Juvevê, em Curitiba. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP), o acusado estaria incomodado com o volume do som que saía do apartamento da vítima. O réu foi denunciado pelos crimes de "homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que impossibilitou a defesa da vítima" (Art. 121, §2º, II e IV do Código Penal) e "posse irregular de arma de fogo e de munições de uso permitido" (Art. 12 da Lei 10.826/2003).

Uma decisão da 2ª Vara do Tribunal do Júri determinou que o réu seja submetido a Júri popular. A defesa recorreu ao TJPR contra a sentença de pronúncia e, entre outras solicitações, pleiteou o afastamento das qualificadoras do delito de homicídio.

Qualificadoras afastadas

Durante a sessão de julgamento, a defesa sustentou que as qualificadoras seriam improcedentes. De acordo com o advogado, houve uma calorosa discussão entre os dois moradores do prédio – desentendimento que durou tempo suficiente para que os outros vizinhos percebessem que se tratava de uma briga. “Havendo discussão anterior não há que se falar em surpresa”, disse o representante do réu.

Para o defensor, o som alto desencadeou um conflito que avançou para vias de fato e para a disputa pela posse da arma de fogo. Segundo ele, tal dinâmica afastaria o motivo fútil e o uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Por unanimidade, a 1ª Câmara Criminal do TJPR afastou as qualificadoras do homicídio. A decisão considerou os dados do interrogatório, o histórico de desentendimentos entre réu e vítima motivados pelo volume do som, a discussão prévia, bem como a ocorrência de luta corporal entre ambos na data dos fatos. O caso segue para julgamento do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.

---

Nº do Processo: 0012356-40.2018.8.16.0013




Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR


Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento