Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

TJPR participa de Kick Off de Inovação realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima


TJPR participa de Kick Off de Inovação realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima
Durante o evento, TJPR apresentou os trabalhos de inovação desenvolvidos
Qui, 25 Jun 2020 14:13:48 -0300

A Juíza Flávia da Costa Viana representou o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) nesta segunda-feira (22/6) no “Kick Off de Inovação”, evento online promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) com a participação de nove palestrantes.

Em sua apresentação, a magistrada paranaense falou sobre os Laboratórios de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), sobre a Agenda 2030 e destacou as ações de inovação da Corte estadual.

“Quanto mais a gente conhece a metodologia e a finalidade dos LIODS, quanto mais a gente sabe dos propósitos da Agenda 2030 para o mundo, quanto mais a gente se envolve nesse movimento, mais fácil é entender a transformação positiva que tudo isso pode trazer para a nossa Justiça”, ressaltou.

Durante a transmissão, também foram debatidos temas como “gestão para inovação”, “inovação no setor público”, “inovação, tecnologia e as novas perspectivas para a carreira da magistratura” e “inovação em tempo de cultura digital”. Além disso, alguns tribunais apresentaram ferramentas e processos de trabalho que vêm sendo implantados para auxiliar a rotina das atividades jurisdicionais.

 

Case: Inovação no TJPR

Durante o encontro foram apresentadas aos participantes as iniciativas desenvolvidas pelo TJPR. A magistrada, que atualmente é coordenadora do Laboratório de Inovação (LINO-TJPR), falou sobre a necessidade de incentivar a realização de oficinas para a elaboração de estudos e novos projetos na área de inovação.

Em 2019 foi criado um grupo de trabalho multidisciplinar que contou com a participação de magistrados e servidores e a partir dele foi implantado no TJPR o Laboratório de Inovação. “O movimento de inovação demanda engajamento de pessoas. Portanto, para que haja uma mudança real de mindset é necessário despertar interesse efetivamente”.

A Juíza pontuou, ainda, que o TJPR foi o primeiro Tribunal estadual a criar um laboratório voltado para a área de inovação. Ela mencionou o trabalho desenvolvido pela incubadora de soluções tecnológicas, que incentiva a criação de ferramentas e produtos que são aproveitados para aprimorar as funções utilizadas no processo eletrônico. De acordo com a magistrada, estão em desenvolvimento protótipos de robôs para auxiliar na classificação de processos similares e também na elaboração de despachos, decisões e sentenças.

A coordenadora do Laboratório de Inovação falou ainda sobre o PIAA (Projeto de Inteligência Artificial e Automação), que possibilita ações no sistema BacenJud de forma automatizada como, por exemplo, a busca de endereços, análises de saldos bancários e bloqueio de valores.

Números relacionados à utilização do PIAA-BacenJud *:

►54.000 buscas de endereços realizadas;
►3.000 buscas de saldos bancários;
►21.000 bloqueios de valores para garantir a satisfação de débitos tributários.

*(Período: janeiro a 20 de junho de 2020)  

 

Trabalho remoto

O teletrabalho foi outro tópico abordado pela magistrada. Essa forma remota de trabalho passou a ser utilizada pelo TJPR em 2019. “Quando se iniciou o período de isolamento social decorrente da pandemia, nosso Tribunal estava suficientemente preparado para autorizar o trabalho remoto a todos os servidores e magistrados. Foi sem dúvida o avanço tecnológico que permitiu que, durante a pandemia, seguíssemos trabalhando regularmente, inclusive com um aumento significativo de produtividade”.

Segundo a Juíza Flávia Viana, “essa é uma prova de que, diante desse “novo normal”, a transformação digital se mostrou mais relevante do que jamais poderíamos imaginar”.

Comprometimento

Em sua apresentação, ela destacou ainda o comprometimento do Tribunal com o tema da inovação. “O TJPR foi destaque no ExpoJud online 2020, na categoria instituição de Justiça, com o maior número de inscritos. Foram 350 magistrados e servidores que acompanharam o evento. Isso certamente pode ser visto como um indicativo positivo no que diz respeito à disseminação da cultura da inovação”, afirmou a Juíza.

Por fim, a magistrada ressaltou que “com o apoio que vem sendo dado por nosso Presidente Xisto, que de fato adotou a inovação como um dos pilares de sua gestão, nós integrantes do grupo de trabalho, o Desembargador Noeval e sua equipe, estamos com as portas do laboratório abertas para aceitar ideias de servidores e magistrados, de outros atores institucionais, e também de outros tribunais, para seguir operando essa transformação, inovando, criando, reinventando, com a empatia que se mostra mais necessária do que nunca nos tempos atuais”.



Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR


Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento