Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Lei que equaliza a força de trabalho nas duas instâncias da Justiça estadual é sancionada


Lei que equaliza a força de trabalho nas duas instâncias da Justiça estadual é sancionada
Judiciário paranaense passa a ter 752 cargos de assessoramento de magistrados do 1º Grau
Ter, 15 Set 2020 18:43:39 -0300

Nesta segunda-feira (14/9), no Palácio Iguaçu, o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, sancionou a lei que equaliza a força de trabalho nas duas instâncias do Poder Judiciário paranaense. A norma transforma 15 cargos de Desembargador e suas respectivas assessorias e funções comissionadas em 752 cargos voltados ao assessoramento de todos os magistrados que atuam na 1ª instância.

Durante a solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) agradeceu a agilidade dos Poderes Legislativo e Executivo na apreciação do tema. “A magistratura paranaense está muito satisfeita e muito feliz. O 1º Grau é o local que mais necessita de apoio para que a prestação jurisdicional seja rápida e eficaz”, destacou o Chefe do Poder Judiciário do Estado. De acordo com o Governador, “há entre os Poderes uma compreensão e contribuição institucional: essa assinatura consolida essa relação transparente e de muita colaboração”

Sem impactar o orçamento da Justiça paranaense, a lei racionaliza o uso de recursos públicos e melhora a distribuição de pessoal entre as duas instâncias. Assim, o Poder Judiciário do Paraná passa a cumprir as disposições da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para Cássio Lisandro Telles, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção do Paraná (OAB-PR), “a conversão de cargos de magistrados em funções de 1º grau é uma resposta ao jurisdicionado, que é seu destinatário. O Paraná está dando demonstração de modernidade ao converter investimentos do 2º para o 1º grau, algo que jamais vi em 32 anos de advocacia”. Segundo Geraldo Dutra de Andrade Neto, Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), “aparelhando o 1º grau quem ganha é quem precisa do nosso trabalho no dia a dia, ou seja, a população paranaense”.

 

Fundo Judiciário

Na mesma cerimônia, foi sancionada a lei que extingue o Fundo Judiciário e autoriza o repasse de mais de R$ 100 milhões ao Fundo Estadual de Saúde do Paraná (FUNSAÚDE). “Isso demonstra a confiança do Poder Judiciário no Governo, na maneira séria e transparente com que Vossa Excelência conduz os destinos do nosso Paraná”, enfatizou o Presidente do TJPR.

---

Saiba mais sobre:

- A equalização da força de trabalho na Justiça estadual;

- A extinção do Fundo Judiciário.




Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR


Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento