Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Um dia da consciência negra e ampla


Um dia da consciência negra e ampla
Por Maria Aparecida Blanco de Lima
Qui, 19 Nov 2020 18:32:10 -0300

Até quem não costuma refletir sobre as desigualdades sociais do mundo ocidental percebe que algumas pessoas nascem em lares ricos e outras em lares pobres e concordam que isso acontece por mero acaso. Devem perceber também que ao nascer rico, a criança terá acesso a alimentação, vestuário, moradia, educação, atendimento médico e oportunidades melhores do que os nascidos pobres, fato que confere a ela uma vantagem inicial significativa quando ingressar no mundo real da luta pela sobrevivência e pelo exercício da cidadania. Esta vantagem, que nada tem a ver com o mérito ou valor do indivíduo, favorece muito a trajetória de vida do nascido rico em relação aos nascidos pobres e ninguém duvida disso.

É também o acaso que leva alguém nascer branco e outro negro, sendo que já a partir do nascimento ambos irão ter acesso a condições diferenciadas de sobrevivência, de desenvolvimento de suas potencialidades e de exercício da cidadania que tem como efeito incontestável a presença predominante de pessoas nos espaços de poder político e econômico e de pessoas negras nos espaços de pobreza e exclusão. Este efeito também tem muito a ver com as vantagens e desvantagens iniciais atribuídas pelo acaso e pouco com o mérito, capacidade, qualidades individuais, etc.  

É oportuno trazer esta evidência no Dia da Consciência Negra, data na qual costumamos reverenciar as importantes contribuições negras na formação da nossa nacionalidade, denunciar as manifestações de discriminação racial e crimes de racismo e comemorar os avanços decorrentes de ações afirmativas e da luta constante pela redução das desigualdades.

Nos últimos anos, vem aumentando a consciência mais ampla sobre como as relações raciais influíram na configuração da sociedade brasileira do presente, sobre como esta sociedade se revela estruturalmente racista e o quanto é necessária a mobilização de toda a população para reduzir a influência do racismo na organização política e econômica do Brasil e do mundo ocidental.

A pandemia do Coronavírus tem demonstrado que as condições de localização, moradia, emprego, renda e de acesso aos serviços públicos coloca a população negra nos graus mais elevados de suscetibilidade e vulnerabilidade ao vírus. As condições citadas implicam em maior dificuldade em praticar o isolamento social, o que acaba aumentando a circulação do vírus e contaminação.

Porém, já é possível perceber mudanças positivas e animadoras, fruto da mobilização nacional e internacional contra a desigualdade racial. O debate sobre o tema e sobre a representatividade da população negra tem ocupado espaços crescentes na mídia, o que certamente colaborou para dar mais visibilidade a profissionais negros das mais diversas áreas e até para aumentar a participação de candidatos negros no último pleito, inclusive, com a eleição de 32% de candidatos a prefeito que se autodeclaram negros. Também aumentou significativamente a presença negra nas Câmaras Municipais, como foi o caso da Câmara Municipal de Curitiba que contará com a primeira vereadora negra, Carol Dartora, e com os vereadores negros Herivelto Oliveira e Renato Freitas.

Positiva e animadora é a percepção de que atitudes antirracistas podem ser incorporadas às práticas cotidianas da empresa, do poder público e de qualquer cidadão, como ações efetivas de defesa e de promoção da democracia e como passos decisivos na direção do sonho de Martin Luther King.

 

Maria Aparecida Blanco de Lima

Ouvidora Substituta do TJPR

18 de novembro de 2020

 

 



Ouça os Podcasts na Rádio TJPR

Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR


Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento