Últimas Notícias

Comarcas do Paraná organizam ações de sensibilização para o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

Redes de proteção por todo o estado promovem ações para integrar a campanha nacional "Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes"

 

A "Semana do Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes" ocorre entre os dias 15 e 19 de maio. Algumas Comarcas do Paraná inscreveram suas ações para integrar a campanha, que visa criar uma mobilização estadual de proteção à infância e à adolescência.

O dia 18 de maio marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes”. A data foi instituída a partir da Lei Federal nº 9.970/2000, em homenagem à menina Araceli Crespo, assassinada em 1973, vítma de abuso sexual.

Ainda como parte da campanha estadual incentivada pelo TJPR, entre os dias 14 e 20 de maio de 2023, o Palácio da Justiça está iluminado com a cor laranja, em alusão à Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. Os Fóruns do Paraná também receberam a iluminação da mesma cor. Além disso, fundo de tela alusivo à campanha foi adicionado aos computadores do Tribunal de Justiça.

Campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”

Organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e parceiros, a campanha “Faça Bonito” tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para às violências contra crianças e adolescentes, especialmente durante a semana do dia 18 de maio. É uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país.

Acesse o site para mais informações

Serviço:

Ações para o enfrentamento de todas as formas de violências contra crianças e adolescentes estão programadas para esta semana. 

Confira as atividades inscritas:

Ampére (Juízo Único da Comarca de Ampére): “Campanha Cuide e Proteja” e “Mostra de Teatro Social de Ampére”.

  • Campanha Cuide e Proteja: vídeos com mensagens reflexivas pelas autoridades locais. Os vídeos serão compartilhados nas redes sociais das instituições municipais de Ampére durante os dias 15 a 19 de maio.
  • I Mostra de Teatro Social de Ampére: Ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Ampére, com apoio do Poder Judiciário. A mostra terá apresentações teatrais e de dança, com a finalidade de chamar a atenção para o enfrentamento das violências. De 15 a 18 de maio, no Anfiteatro Ana Maria Basso, localizado na rua Caramuru s/n.

Arapongas (Vara da Infância e da Juventude): “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência”.

  • Pit stop com mobilização em via pública: distribuição de cartazes e folders à população em geral. 18 de maio, às 9h. Avenida Arapongas, Centro.
  • Evento cultural com apresentação de teatro às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e de instituições não governamentais. 18 de maio, Cine Teatro Mauá - R. Uirapuru, 55 - Arapongas, PR.
  • Palestra e lançamento de "Fluxos de Atendimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência". 18 de maio, às 14h. Auditório da OAB - Rua Tico Tico, 1.015 - Arapongas, PR.

Assaí (Vara Criminal e Anexos da comarca de Assaí): “Roda de conversa: Maio Laranja”.

  • Roda de conversa com professores do Colégio Estadual Conselheiro Carrão. Objetivo de orientar os educadores sobre a importância da Campanha de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil, como proceder diante de suspeitas ou denúncias.

Formosa do Oeste (Fórum da Comarca de Formosa do Oeste): “Ciclo de Palestras de Combate a Violência contra Crianças e Adolescentes”.

  • Palestra para alunos da rede de ensino público sobre o combate à violência. Entre os dias 15 e 19 de maio.

Francisco Beltrão (Vara da Infância e Juventude e Anexos de Francisco Beltrão): “A atuação do serviço auxiliar da infância e da juventude na prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”.

  • Roda de conversa acerca do tema. Transmitida pela Rádio Anawin (106.3 FM) no dia 13 de maio, às 8h15. Transmitida pela Rádio Onda Sul (98.7 FM) no dia 17 de maio, às 9h30.

Jaguariaíva (Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal): “Jardim 18 de Maio”.

  • Plantio de mudas no Jardim do Fórum de Jaguariaíva, no formato de flor, visando dar notoriedade a temática. 18 de maio

Marechal Cândido Rondon (Vara da Família, Infância e Juventude): “Atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”.

  • Roda de conversa sobre sobre o atendimento psicológico às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, para estudantes da faculdade ISEPE e equipes técnicas do judiciário. 17 de maio, às 19h. Auditório da Faculdade ISEPE.

Pato Branco (Vara da Infância e Juventude): “Sensibilizando a rede de Proteção sobre a Revelação Espontânea”.

  • Seminário sobre Revelação Espontânea (momento em que a criança revela à pessoa de confiança, voluntariamente, situação de abuso sofrido), aos acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia. 18 de maio. Instituição de Ensino UNIMATER.
  • Capacitação, de professores e outros servidores da rede de educação municipal, sobre como proceder nos casos de Revelação Espontânea. 19 de maio. Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Pato Branco.
  • Palestra sobre Revelação Espontânea, aos acadêmicos do curso de Psicologia. 20 de maio. Instituição de Ensino UNIDEP.

Ponta Grossa (Vara da Infância e Juventude): “Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes”

  • Fragmentos da exposição de arte sobrevivente: O que você estava vestindo? com roupas de pessoas que sofreram violência sexual. Entre os dias 15 e 19 de maio.
  • Distribuição de flores símbolo da campanha Faça Bonito, com canais de denúncia. Entre os dias 15 e 19 de maio.
  • Atividades interativas entre crianças e adolescentes acolhidos e jogadores do Clube Operário Ferroviário. 17 de maio.
  • Vídeo Informativo produzido pelos jogadores do Clube Operário Ferroviário para divulgação nas redes sociais. Entre os dias 15 e 19 de maio.
  • Oficina sobre Comunicação não Violenta, junto aos adolescentes acolhidos em parceria com o Instituto Mundo Melhor. Entre os dias 15 e 19 de maio.

Rio Branco do Sul (Vara Criminal e Anexos de Rio Branco do Sul): “Combate à Violência contra a Criança e Adolescente”.

  • “Educar é Prevenir" - Palestra em escolas para sensibilizar a comunidade acerca da necessidade de combater a violência contra criança e adolescente. 18 de maio.

Santa Isabel do Ivaí (Equipe Regional de Atendimento Multidisciplinar): “Ação Educativa 18 de maio”.

  • Realização de atividades com crianças de escolas públicas, com a produção de cartazes educativos que serão exibidos no Tribunal do Juri de Santa Isabel do Ivaí. Exposição nos dias 17 e 18 de maio.

Santo Antônio da Platina (Comarca de Santo Antônio da Platina): “Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes".

  • Campanha nas rádios difusoras locais. Distribuição de panfletos informativos sobre o tema nos estabelecimentos comerciais da cidade, clínicas médicas, hospitais, farmácias e escolas. Entre os dias 15 e 19 de maio.
  • Ação informativa com estudantes de escolas públicas e adolescentes em cumprimento de medida privativa de liberdade, no CENSE. Entre os dias 17 e 19 de maio.

Uraí (Vara da Infância e Juventude): “Eu me Protejo”.

  • Palestra para alunos da rede de ensino público sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. Será proposto aos estudantes a produção de uma redação sobre a importância da proteção das crianças e adolescentes. Palestras ocorridas nos dias 9 e 10 de maio, produção de redação nos dias 23 e 24 de maio.