Últimas Notícias

Inscrições abertas para a Chamada Pública de Histórias de Adoção

O edital é destinado à adotantes e aos integrantes de equipes técnicas do Judiciário

 


​​​​​​A 4ª edição da Chamada Pública de histórias e depoimentos de adoção está com as inscrições abertas até o dia 31 de março. A iniciativa compõe as atividades do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção, organizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ/CIJ). 

A chamada pública tem como objetivo estimular o envio de depoimentos e de histórias de vida sobre a adoção. A ação cria e desenvolve um acervo de dados com depoimentos e divulgação de experiências, além de produzir um mapeamento com as histórias enviadas.

 

Em relação aos temas que a chamada pública pretende alcançar/dialogar a partir da experiência de adotantes e de equipes técnicas, que desenvolvem ações dentro do seu território, destacam-se: Adoção, Adoção interracial, Adoção e LGBTQIAPN+, Adoção e Pessoas com Deficiência, Adoção de grupo de irmãos e Adoção tardia.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

 

Serão selecionados depoimentos de adotantes, de integrantes de equipes técnicas do judiciário ou do Sistema de Garantia de Direitos. Não é vetado o encaminhamento de inscrição de mais de um integrante de um mesmo segmento/grupo.

 

SUBMISSÃO DA INSCRIÇÃO

 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/eT6qWhq9tp. O prazo de inscrição vai do dia 01 de março de 2024 até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 31 de março de 2024.

 

Para mais informações, acesse o edital: https://docs.google.com/document/d/1aSN-LDA-ThfMTXxsIxnuJxU6aT_rwEz4/edit 

 

Na imagem, apresentamos as histórias de adoções compartilhadas, que se caracteriza quando um grupo de irmãos é dividido entre mais de uma família habilitada e que se compromete a manter os vínculos entre esses irmãos. Como no caso das famílias do desenho, os pais e as mães assumem o compromisso de permitir que esses irmãos mantenham contatos por telefone ou chamadas de vídeo, que se vejam em alguns feriados, férias ou finais de semana, além de estarem juntos em seus aniversários, sempre que possível. Destacamos a história dos três irmãos, dois meninos e uma menina, diagnosticada com alopecia, que é uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo.