Distribuidor José Borges Cruz 

Legenda

DISTRIBUIDOR JOSÉ BORGES CRUZ 

Por desembargador Robson Marques Cury 

José Borges Cruz é o primeiro titular do 1º Ofício Distribuidor e Contador do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. O cartório foi instalado em 6 de março de 1964. 

Com invejável espírito de liderança, José Borges Cruz aglutinou a classe dos serventuários da Justiça junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).     

O distribuidor Cruz era amicíssimo do general Ney Aminthas de Barros Braga, expoente da política nacional como ministro da Agricultura, ministro da Educação e presidente da Itaipu Binacional. A nível estadual, foi prefeito de Curitiba, deputado federal, senador e governador. 

Cruz esteve no lançamento, em 1996, do livro intitulado “Ney Braga – Tradição e Mudança na Vida Política”, escrito pelo jornalista Adherbal Fortes de Sá Júnior. 

Seu descendente, José Borges Cruz Filho, continua na mesma senda profissional, prestando serviços de qualidade à população paranaense, como atual titular do 1º Ofício Distribuidor e Contador do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.  

Herdou do seu genitor o mesmo espírito de liderança da classe e de dinamismo nas relações interpessoais em todas as áreas do jJudiciário paranaense. 

O jovem neto José Borges Cruz Neto, sucessor do Cruz Filho, tem atuação destacada a nível nacional e internacional no esporte Taekwondo. 

E a neta, Marília Tizzot Borges da Cruz, herdeira do Cruz Filho, é uma jovem operadora do Direito, destaca-se como doutrinadora, tendo lançado pela Thoth Editora a obra “Alienação Filial: A Busca do Rompimento Filial por Padrasto e Madrasta na Família Recomposta”  

A outra neta, Ana Luiza Silveira Borges da Cruz, filha de Cruz Filho, é estudante e praticante de hipismo, integrando essa família de esportistas. Cruz Filho, por sua vez, é adepto de caminhadas e pratica tênis de campo, para alegria dos seus amigos tenistas. 

CONSULTA PROCESSUAL
JURISPRUDÊNCIA
Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia
DIÁRIO DA JUSTIÇA
PRECATÓRIOS