Retrato de Fernando Ferreira de Moraes é aposto na galeria dos Ouvidores-gerais do TJPR
- TJPR
- Início old
- Retrato de Fernando Ferreira de Moraes é aposto na galeria dos Ouvidores-gerais do TJPR

RETRATO DE FERNANDO FERREIRA DE MORAES É APOSTO NA GALERIA DOS OUVIDORES-GERAIS DO TJPR
Desembargador exerceu a função de ouvidor-geral do Tribunal no biênio 2023-2024
Na terça-feira (11/08), foi realizada a cerimônia de aposição do retrato do desembargador Fernando Ferreira de Moraes na galeria dos Ouvidores-gerais do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Ele exerceu a função no biênio 2023-2024.
O homenageado agradeceu a sua equipe e destacou as ações realizadas em sua gestão: “Durante esse período, me dediquei a dar seguimento ao trabalho dos colegas que me antecederam, procurando, então, aprimorar, fortalecer, elevar, divulgar e transmitir a todos os interessados, manifestantes e, por vezes, reclamados, as nossas tarefas de melhor atendimento possível. Quero enaltecer e elogiar a equipe de servidores dedicados que estiveram lotados na Ouvidoria nesse período.”
Durante o biênio de 2023 e 2024, a Ouvidoria-Geral de Justiça atendeu 13.625 manifestações. No primeiro ano, foram efetuados 4.664 registros no sistema Sisouv, e no ano seguinte, 4.948. Além disso, 4.013 atendimentos foram solucionados de forma imediata pelo canal 0800 da Ouvidoria. “Procurei fazer os ajustes que entendi necessários e muito aprendi. Missão cumprida”, complementou o desembargador.
A presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, ressaltou a importância da gestão do magistrado na Ouvidoria-Geral da Corte paranaense: “Sua experiência com a escuta e com a necessidade de resposta às demandas da sociedade construiu pontes que, sem dúvida alguma, aproximaram o cidadão dos poderes instituídos, promovendo acesso à justiça em seu sentido mais amplo”, afirmou.
“Nós recebemos centenas de perguntas, de sugestões, de dúvidas, de reclamações, de denúncias mensalmente. São milhares de pessoas que são atendidas pela Ouvidoria, através dos nossos canais de atendimento. E todos nós sabemos o quanto é importante o Poder Judiciário se legitimar democraticamente através desse contato com a sociedade, por isso o Fernando é muito mais do que merecedor da homenagem”, enalteceu o atual ouvidor-geral, desembargador Ruy Alves Henriques Filho.
Fernando Ferreira de Moraes foi promovido por antiguidade ao cargo de desembargador do TJPR no dia 9 de dezembro de 2015, e desde então integra a 13ª Câmara Cível da Corte paranaense. Atuou nas Comissões administrativas, como a de Obras e de Análise Documental, como diretor do Departamento do Patrimônio nas gestões 2010/2011 e 2012/2013, foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), na qual atuou como ouvidor da Justiça Eleitoral do Paraná, de junho de 2012 a maio de 2013. Foi eleito, em 2023, 1° vice-presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), contribuindo no ano seguinte com a realização do X Encontro de Ouvidores Nacionais na cidade de Foz do Iguaçu.