TJPR participa de encontro do “Projeto Aproxima”, da Justiça Federal do Paraná

Legenda

TJPR PARTICIPA DE ENCONTRO DO “PROJETO APROXIMA”, DA JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ

Reunião promoveu a interação entre os participantes externos do projeto e os novos dirigentes da Seção Judiciária 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participou, no dia 4 de setembro, de um encontro com representantes do Projeto Aproxima da Justiça Federal do Paraná (JFPR) - Justiça Itinerante – Reduzindo distâncias, viabilizando direitos, no edifício-sede da Seção Judiciária do Estado. O evento teve como objetivo promover a interação entre os participantes externos do projeto e os novos dirigentes da Seção Judiciária para a gestão 2025/2027. O projeto busca fortalecer o diálogo interinstitucional e apresentar os resultados alcançados junto às comunidades atendidas. 

Durante o encontro, o juiz Federal José Antonio Savaris, que assumiu o cargo de diretor do Foro em julho deste ano, conheceu melhor as equipes do projeto, que acontece desde março de 2024. Já as coordenadoras do Aproxima, a juíza Federal Marize Cecília Winkler e a servidora Kely Laurentino, apresentaram os dados da Justiça Itinerante. No período de março de 2024 a julho de 2025, foram realizados 3,6 mil atendimentos, a 1,7 mil famílias de 29 comunidades visitadas. 

Participaram da reunião o juiz Federal José Antonio Savaris, a juíza Federal que coordena o Aproxima JFPR, Marize Cecília Winkler, a servidora Kely Laurentino e representantes de diversas instituições parceiras do projeto. Eetiveram representando o TJPR, a equipe do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos da Corte paranaense, o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Jonathan Serpa Sá, e a assessora do Núcleo, Camila Schiavon Tigrinho. Além deles, a servidora Luciane Silva Jardim Cruz Floriano representou a Comarca de Antonina. O TJPR integrou o projeto em junho deste ano. 

Projeto Aproxima JFPR  

Coordenado pela Justiça Federal do Paraná, o Projeto Aproxima JFPR visa garantir o pleno exercício do direito de acesso à Justiça por populações em situação de vulnerabilidade, especialmente as que vivem distantes dos centros urbanos. A iniciativa promove ações presenciais em comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, caiçaras, pescadoras artesanais e camponesas por meio da oferta de serviços, escuta ativa e articulação interinstitucional. 

Além de assegurar o atendimento de demandas judiciais e extrajudiciais, o projeto busca encaminhar às autoridades competentes questões coletivas que demandem políticas públicas efetivas. A atuação conjunta entre os órgãos participantes reafirma o compromisso com a universalização do acesso à Justiça e com os princípios da cooperação institucional e do desenvolvimento sustentável. 

São alguns dos parceiros do JFPR, além do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos do TJPR, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal do Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Marinha do Brasil, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Polícia Federal (PF) e a Defensoria Pública da União (DPU). 

Com informações do Núcleo de Comunicação Social da JFPR. 

CONSULTA PROCESSUAL
JURISPRUDÊNCIA
Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia
DIÁRIO DA JUSTIÇA
PRECATÓRIOS