Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”
A comarca recebeu 104 alunos que conheceram na prática o sistema de Justiça
O Fórum da Comarca de Bandeirantes recebeu, na quarta-feira (02/07), a visita de 104 alunos do 5° ano do ensino fundamental das escolas da região e do município de Santa Amélia. A ação faz parte do programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência. O programa tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao sistema de Justiça por meio da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto o sistema de Justiça e receberam uma palestra, ministrada pela magistrada da 1ª Vara Cível e Anexos de Bandeirantes, Apoema Santos, com temas como: cidadania; detalhamento do sistema de Justiça e atribuições do juiz; funcionamento dos 3 Poderes; violências; racismo e a importância de estudar. Além da magistrada, participaram do encontro a juíza, Fabiana Pesseghini e a promotora de Justiça Virgínia Domingues, que explicou para os alunos as funções do Ministério Público e do júri. A iniciativa promoveu um diálogo importante e aproximou a comunidade escolar do sistema judiciário.
O projeto teve início nas escolas no mês de junho. Os alunos trabalharam, em sala de aula, as cartilhas recebidas pelo programa e produziram uma redação sobre o tema estudado. A premiação da melhor redação foi realizada durante a visita ao fórum. Ainda no mês de julho, o fórum receberá a visita de mais alunos das escolas do município.
Sobre o “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”
O projeto é desenvolvido em quatro etapas ao longo do ano. Na primeira, os alunos recebem cartilhas educativas em formato de gibi, que são trabalhadas pelos professores em sala de aula. Em seguida, as turmas participam de atividades com juízes, promotores e advogados, que explicam suas funções no sistema de justiça e abordam temas como cidadania e direitos.
Na terceira etapa, os estudantes visitam os Fóruns das comarcas ou, no caso da capital, a sede do Tribunal de Justiça, onde podem conhecer de perto o espaço em que ocorrem audiências e demais atividades do Poder Judiciário. O projeto é encerrado com produções realizadas pelos próprios alunos, como júris simulados, redações ou apresentações temáticas, consolidando os aprendizados adquiridos ao longo das atividades.
História do Judiciário Paranaense - Desembargador Augusto Lopes Côrtes
Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa
Publicado Edital de Concurso para o cargo de Juiz Substituto
Portaria Nº 4/2025 da Comarca de Siqueira Campos
Portaria Nº 22/2025 da Comarca de São Mateus do Sul
Portaria Nº 17/2025 da Comarca da Região Metropolitana de Maringá
Portaria Nº 14/2025 da Comarca de Santa Fé
Revogada Portaria que determinava o fechamento do Fórum de Imbituva em 1º de julho
Falecimento do servidor Oclair Correia da Silva