Ações do Paraná Lilás e Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola premiaram alunos de escolas municipais
A Comarca de Peabiru do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, no dia 11 de setembro, no Salão Paroquial da cidade, a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de redação do programa “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola” e de redação e desenho do programa “Paraná Lilás”. Foram premiados, ao todo, 18 alunos: sendo 6 redações do Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola, mais 6 redações e 6 desenhos do Paraná Lilás. Participaram dos programas 500 alunos das escolas municipais de Araruna e Peabiru.
Programa “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”
O programa, criado pelo TJPR e desenvolvido por meio da 2ª Vice-Presidência, tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do Poder Judiciário através de atividades sobre direitos, deveres e cidadania. Os alunos do 5° ano, de nove escolas municipais de Araruna e Peabiru, participaram das etapas do projeto ao longo do ano.
Na primeira delas, os alunos recebem cartilhas educativas em formato de gibi, que são trabalhadas pelos professores em sala de aula. Em seguida, as turmas participam de atividades com juízas e juízes, promotoras e promotores, e advogadas e advogados, que explicam suas funções no sistema de justiça e abordam temas como cidadania e direitos.
Na terceira etapa, os estudantes visitam os fóruns das comarcas ou, no caso da capital, a sede do Tribunal de Justiça, onde podem conhecer de perto o espaço em que ocorrem audiências e demais atividades do Poder Judiciário. O projeto é encerrado com produções realizadas pelos próprios alunos, como júris simulados, redações ou apresentações temáticas, consolidando os aprendizados adquiridos ao longo das atividades.
Programa Paraná Lilás
O programa Paraná Lilás, instituído na Corte paranaense por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), também foi promovido em 9 escolas municipais das regiões de Peabiru e Araruna, entre maio e agosto deste ano. Os alunos do 4º ano do ensino fundamental receberam os materiais educativos, produzidos pela Cevid, sobre a importância do combate à violência contra a mulher, e participaram do concurso de desenho. Já os estudantes do 1º ano do ensino médio participaram de um concurso de redação. Os materiais do programa foram trabalhados em sala de aula pelos professores.
As ações educacionais do Paraná Lilás proporcionam conhecimentos, informações e orientações aos alunos, familiares e educadores na identificação de situações de violência doméstica, além de conscientizar a população no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A magistrada, da comarca de Peabiru, Rita Lucimeire Machado Prestes, ressaltou a relevância dos programas para a formação cidadã dos estudantes: “As iniciativas promovem não apenas o conhecimento jurídico, mas também o desenvolvimento da consciência cidadã, da empatia e do respeito. Além disso, o impacto social positivo dessas ações, fortalece o vínculo entre o Poder Judiciário e a comunidade em geral, estimula o protagonismo juvenil e contribui para a construção de uma cultura de paz, equidade e de justiça”, afirmou.
História do Judiciário Paranaense - Desembargador Augusto Lopes Côrtes
Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa
Publicado Edital de Concurso para o cargo de Juiz Substituto
Decreto Judiciário nº 475/2025 atualiza feriados em Assis Chateaubriand
Portaria nº 42/2025 da Comarca de Palmas
Decreto Judiciário nº 467/2025 suspende prazos processuais nas Comarcas de Castro e Tibagi
Prazos processuais são prorrogados devido à indisponibilidade do Projudi
Revogada Portaria que determinava o fechamento do Fórum de Imbituva em 1º de julho
Nota de falecimento da senhora Lenora Isabella de Souza Reichen