Meio século dedicado ao Judiciário paranaense: Irajá Prestes Mattar é o primeiro magistrado do país a completar 50 anos de atividade jurisdicional


MEIO SÉCULO DEDICADO AO JUDICIÁRIO PARANAENSE: IRAJÁ PRESTES MATTAR É O PRIMEIRO MAGISTRADO DO PAÍS A COMPLETAR 50 ANOS DE ATIVIDADE JURISDICIONAL

Nesta quinta-feira (10/12), o Desembargador será homenageado pela Corte paranaense e receberá a “Medalha Excelência Judiciária”

Dono de uma alegria que encanta, de um bom humor e de um sorriso leve, o Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar completa, nesta quinta-feira (10/12), 50 anos de atividade jurisdicional. Ele é o primeiro magistrado do país a exercer a atividade jurisdicional por tanto tempo.

Para marcar esta importante data, o Desembargador Prestes Mattar será homenageado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em solenidade que ocorrerá no Auditório Pleno do TJPR, às 17h. Na oportunidade, ele receberá a “Medalha Excelência Judiciária”.

O evento terá restrição de público, conforme estabelece o Decreto nº 401/2020. Os interessados em acompanhar a solenidade poderão acessar a transmissão ‘ao vivo’ no canal do YouTube do TJPR.  

A Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, disse que “é por homens como o Desembargador Irajá que nós temos, hoje, um Poder Judiciário forte e independente. Nossos parabéns!”

Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar

Filho de Romeo Prestes Mattar e Nilva Hilgenberg Prestes Mattar, nasceu no dia 23 de junho de 1946, na cidade de Ponta Grossa (PR). É bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma 1968.

Em 20 de novembro de 1970 foi nomeado Juiz Substituto, após aprovação em concurso público e assumiu a comarca de Londrina. Após novo concurso, em 28 de janeiro de 1977 foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito da comarca de Carlópolis. Judicou também nas comarcas de Jaguariaíva, Francisco Beltrão, Maringá e Curitiba.

Em 22 de março de 1996 foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 6 de dezembro de 2004 foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Juiz do Tribunal Regional Eleitoral, presidiu o órgão no ano de 2011. Pós-graduado em Direito Internacional Público nas Universidades de Stanford e Columbia, nos EUA, lecionou Prática de Direito Processual Penal na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Direito das Sucessões na Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Dirigiu o Departamento Cultural da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) durante o biênio 1987/88.

 

Confira a entrevista feita com o Desembargador para a série "História do Judiciário Paranaense"