Representantes do TJPR participam de treinamento voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social


REPRESENTANTES DO TJPR PARTICIPAM DE TREINAMENTO VOLTADO AOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

Objetivo é a adoção de melhores práticas de gestão previdenciária, proporcionando maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade

Representando o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o Desembargador Salvatore Antônio Astutti e o Diretor do Departamento de Planejamento (DPLAN), Vinícius Rodrigues Lopes, respectivos Conselheiros Titulares do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Paranaprevidência, participaram do programa executivo “Conselhos de Alta Performance nos RPPS”, desenvolvido pela Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e pela Paranaprevidência. 

O treinamento foi realizado de forma virtual, entre 20 de outubro de 2020 e 3 de março deste ano, com carga horária de 63h, tratando-se de uma iniciativa inédita. 

O foco do curso foi o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e foi dividido em módulos, que abordaram os temas: Governança; Legislação Previdenciária; Comunicação Institucional; Compensação Previdenciária; Gestão Atuarial; Gestão Contábil; Investimentos; Gestão Digital e Gestão da Inovação. A certificação voltada à atuação no RPPS foi concedida àqueles que atenderam a frequência e a pontuação mínimas exigidas nas provas de cada módulo e na média geral. 

A certificação dos Conselheiros faz parte de uma série de ações de governança da Paranaprevidência, gestora do sistema de seguridade funcional no Estado, derivada de sua aderência ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS (Pró-Gestão RPPS), instituído pela Portaria nº 185/2015 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. 

O Pró-Gestão é um programa que tem por objetivo incentivar os Regimes de Previdência Pública Social a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, a fim de proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.