TJPR realiza a II Semana Nacional do Tribunal do Júri

A Semana Nacional do Júri teve início nesta segunda-feira (13), com cerimônia de abertura conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, nas dependências do Tribunal do Júri, no Centro Cívico.  

A ação, organizada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai até sexta-feira (17/4). O objetivo é incentivar a celeridade no julgamento dos processos de crimes dolosos contra a vida, cujas denúncias foram recebidas até 31/12/2009 e ainda estão em andamento, uma das metas a serem atingidas pelos Tribunais de Justiça que aderiram ao projeto. Esta é a segunda edição do projeto. A primeira edição ocorreu em março de 2014 e levou a Júri popular 2.442 processos relativos a crimes dolosos.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente do TJPR disse que o Paraná tem sido um exemplo de atuação jurisdicional, sempre atendendo às determinações do CNJ nos seus mutirões e empreendimentos, no sentido de agilizar e acelerar o julgamento e procurar fazer justiça. O Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos cumprimentou a Diretora do Tribunal do Júri pelo trabalho que será desenvolvido. "Desejamos em nome do TJPR sucesso em toda essa atividade que vai se prolongar por todo o Paraná. São dezenas de júris previstos para serem feitos, especialmente aqui em Curitiba, e tenho certeza que vocês magistrados, que representam a Comarca de Curitiba nessa área do júri farão um trabalho maravilhoso". Também agradeceu aos jurados, "que efetivamente são os grandes colaboradores da Justiça paranaense", disse o Presidente.

De acordo com a Juíza Diretora do Tribunal do Júri, Mychelle Pacheco Cintra, "não apenas nesta semana, mas ao longo do ano serão priorizados os processos incluídos na referida meta".

Na edição de 2015 foram pautados 121 processos nos cinco dias de evento.

O Conselho Nacional de Justiça, a fim de premiar as unidades com maior desempenho na realização de Júris, criou o Selo Enasp (Selo Ouro, Prata e Bronze). No ano de 2014, o Tribunal de Justiça do Paraná ficou entre os cinco Tribunais com maior número de unidades premiadas.

A iniciativa  da Semana Nacional do Júri também é apoiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Ministério da Justiça.