TJPR realiza investimentos para aprimorar conexões de internet em todas as unidades judiciais


TJPR REALIZA INVESTIMENTOS PARA APRIMORAR CONEXÕES DE INTERNET EM TODAS AS UNIDADES JUDICIAIS

Iniciativa tem o objetivo de aprimorar a infraestrutura de comunicação do Tribunal

Em setembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) deu início ao projeto de migração dos links de comunicação que interligam suas unidades judiciais. O propósito é aprimorar a infraestrutura de comunicação de dados, voz e vídeo existente, através da instalação de circuitos de maior velocidade e capacidade. Essa melhoria é crucial para dar suporte às atividades institucionais do Tribunal.   

A iniciativa engloba um plano de aprimoramento dos links de comunicação, proporcionando uma conexão mais eficaz entre todas as unidades do TJPR com uma internet de qualidade. Algumas unidades já tiveram a velocidade quadruplicada, saindo de 25 Mbps para 100 Mbps, podendo alcançar até 1 Gbps, como é o caso da Sede Mauá. Além do ganho de velocidade, o novo contrato também resultará em redução nos custos.   

A empresa Horizons Telecom, pertencente ao mesmo grupo econômico das empresas Ligga e Sercomtel, saiu vitoriosa do pregão com a proposta mais vantajosa. O projeto será implementado de forma experimental em algumas localidades e, posteriormente, será estendido para todas as unidades do Tribunal.  

Estima-se que até fevereiro de 2024, ao término do contrato com a operadora Oi, as demais localidades já estejam em pleno funcionamento sob a nova operadora Horizons, que proporcionará uma infraestrutura de comunicação mais robusta para atender às necessidades institucionais.   

Por fim, a evolução tecnológica, realizada por meio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), amplia consideravelmente o poder computacional de todas as unidades, resultando em melhorias significativas na experiência de todos os sistemas judiciais, além de abrir oportunidades para o desenvolvimento de novos serviços.