Comarca de Ponta Grossa ganha Centro Judiciário de Solução de Conflitos

A Comarca de Ponta Grossa recebeu ontem, (23), o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). A inauguração acorreu na sede do Juizado Especial onde a unidade do CEJUSC vai funcionar. A implantação do Centro atende à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda a instalação desses centros em todas as comarcas do país. O CEJUSC vai atender principalmente assuntos da Justiça Cível e da Família.

Estavam presentes no evento o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Guilherme Luiz Gomes; a 2° Vice-Presidente e Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ, Desembargadora Dulce Maria Cecconi; o Juiz Auxiliar da 2° Vice-presidência, Luciano Campos Albuquerque; as  Juízas  de Direito Noeli Salete Tavares Reback, Laryssa Angelica Copak Muniz e  Jurema Carolina da Silveira Gomes, coordenadora do CEJUSC em Ponta Grossa.

O núcleo do CEJUSC em Ponta Grossa será o primeiro no Paraná a adotar o sistema de práticas restaurativas, ainda pouco adotado pela justiça no Brasil. "É uma medida que já vem sendo adotada em outros países e que já foi posta em prática em outros estados no Brasil, em que os envolvidos sentam-se em círculo para conversar para que juntos possam chegar a um entendimento para o conflito", explica a Juíza Jurema.

Fotos: crédito Silvio Ricardo Fernandes