José Hipólito Xavier da Silva toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça

O advogado José Hipólito Xavier da Silva foi empossado na tarde desta sexta-feira (3/8) no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, pelo quinto constitucional. O ex-presidente da OAB Paraná foi escolhido no dia 22 de junho pelo governador Beto Richa, que fez a nomeação a partir da lista tríplice apresentada pelo Tribunal. À prestigiada solenidade de posse, conduzida pelo presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, compareceram diversas autoridades, além de familiares e amigos do novo desembargador.

O novo integrante da Corte paranaense foi saudado pelo desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, que falou em nome do Tribunal de Justiça. "Nós o recebemos de braços abertos e com fundadas esperanças em seu talento e honradez. Temos certeza que o senhor vem para somar e elevar ainda mais o nome da nossa instituição", afirmou o desembargador, que destacou também as notáveis conquistas na trajetória do novo magistrado. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraná, José Lúcio Glomb, ressaltou que, na carreira do novo desembargador é revelado um passado impecável. "Sua gestão como presidente da OAB-PR foi marcada pela eficiência e pela gestão estratégica, que agora estarão a serviço do TJ", destacou Glomb e finalizou parabenizando José Hipólito em nome dos advogados do estado. "Esperamos que o senhor seja muito feliz, ao cumprir essa nobre e digna missão na magistratura paranaense", concluiu.

Discursou em nome do Ministério Público do Paraná, o procurador Olympio de Sá Sotto Maior, que inicialmente parabenizou a OAB-PR, o Tribunal e o governador Beto Richa pela escolha do desembargador. "O advogado de escorreita conduta, José Hipólito caminha com persistência e paixão em direção de sua utopia: a ventura de julgar e participar da formulação da jurisprudência do Tribunal de Justiça" afirmou o procurador, aproveitando a oportunidade para relembrar a excelente relação do MP com o Tribunal. "Da parte de nossa instituição, como desde sempre, o propósito de se manter operante relacionamento leal e consistente", rematou.

Por sua vez, o empossado, que ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Oto Luiz Sponholz, relembrou as qualidades e inúmeros feitos de seu antecessor e, também reafirmou seu compromisso com a advocacia paranaense. "Venho da advocacia, a quem devo minha vida. Mesmo separando-me da beca para assumir a toga, permaneço com a alma de advogado" disse o novo desembargador e finalizou agradecendo seus familiares e aos novos e antigos colegas. "Nós advogados e juízes integramos a mesma família. Nosso objetivo é o engrandecimento do Judiciário", declarou o novo integrante da Corte.

Finalizando a cerimônia, o presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, frisou que o empossado ingressa no Tribunal em um momento favorável e de grandes avanços no Judiciário. "O senhor integra um Tribunal ético, produtivo e preocupado com a sociedade paranaense. Mudará a trincheira, o combate em prol da Justiça será o mesmo e deverá ser conduzido com honestidade e comprometimento", destacou o presidente Kfouri, o qual afirmou que o TJ recebe de braços abertos o novo desembargador. 

Além do presidente Miguel Kfouri Neto, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o governador do estado do Paraná, Beto Richa; o 1º vice-presidente, Onésimo Mendonça de Anunciação; o corregedor-geral da Justiça, Noeval de Quadros; o procurador Olympio de Sá Sotto Maior; representando a Associação dos Magistrados do Paraná, o juiz Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraná, José Lúcio Glomb e o secretário do TJ, Acir Bueno de Camargo.