Presidente do TJPR empossa cinco desembargadores

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Clayton Camargo, deu posse aos Juízes Tito Campos de Paula, Luis Sérgio Swiech, Rui Portugal Bacellar Filho, Luiz Fernando Tomasi Keppen e Luiz Cezar Nicolau, no cargo de desembargador. A solenidade, que ocorreu na última sexta-feira (15/3), contou com a presença de diversas autoridades, magistrados, familiares e amigos dos empossados.

Em nome do Tribunal e da Associação dos Magistrados, a Desembargadora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes mencionou em seu discurso cada um dos empossados, ressaltando que eles comprovaram seu valor no decorrer da carreira, ouviram e compreenderam os jurisdicionados, consideraram com sobriedade, decidiram com imparcialidade e assimilaram a evolução da sociedade.

Para o Procurador de Justiça, Alberto Vellozo Machado, que na oportunidade representou o Ministério Público, é importante que os magistrados continuem preocupados com tudo o que os motivou a perseguir a judicatura. "Anseia o Ministério Público um olhar dedicado às questões coletivas e os provoco, de fato, a serem ativos agentes da garantia da dignidade da pessoa humana, atentos às diferenças que compõem o complexo tecido social", disse se dirigindo aos novos desembargadores.

Representando a OAB-PR, Romeu Felipe Bacellar Filho ressaltou que cabe aos advogados, membros da Magistratura e do Ministério Público tornar a vida de seus semelhantes, mais digna de ser vivida. "Cumpre aos magistrados de hoje e de amanhã reacender a luta contra o descrédito. Combater pregações demagógicas e incentivar o discurso da sensatez e da seriedade", concluiu Bacellar. 

O primeiro Desembargador a fazer o uso da palavra, Luiz Cezar Nicolau, ressaltou em seu discurso que: "A mesma emoção e honra de ter recebido e vestido a toga de juiz substituto há mais de vinte anos, tenho agora ao receber e vestir a toga de desembargador, pela deferência dos eminentes magistrados que integram o Tribunal Pleno, aos quais renovo minha gratidão e asseguro a continuidade dos meus mais dedicados esforços para elevar, cada vez mais, o conceito do nosso Tribunal de Justiça".

O Desembargador Rui Portugal Bacellar Filho contou que desde que passou a exercer as funções de substituição neste Tribunal, os compromissos pessoais foram relegados a um segundo plano. "Porém, tudo isso teve um propósito: o de fazer por merecer a chegada deste momento".

Já o Desembargador Tito Campos de Paula disse sentir na toga o peso da responsabilidade de julgar os atos de seus semelhantes e que "Se tivesse que começar tudo de novo, desde o longínquo ano de 1964, na pequena e adorável Ribeirão de Pinhal, que me viu nascer e agora contempla seu primeiro filho a assumir o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com certeza eu começaria. A minha luta valeu, vale e continuará valendo a pena".

Por sua vez, o Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen observou: "Cria-se a jurisprudência, função maior dos Tribunais, pacificando e harmonizando entendimentos, já que uma democracia não evolui senão pela força do entendimento do Poder Judiciário, porque sem esse, o indivíduo não amadurece, a família não se sustenta, a sociedade não produz, a cultura se desvia. Eis a nobre função que nos aguarda".

E por fim, o Desembargador Luis Sergio Swiech, agradeceu a Cupula do TJ, que apesar das dificuldades enfrentadas pela escassez de recursos humanos, materiais ou financeiros, sempre proporcionou as melhores condições possíveis de trabalho. "Ser magistrado é dedicar a vida ao mais alto apostolado a que um homem pode se entregar neste mundo de Deus. É receber de forma comedida, serena e humilde uma parcela da onipotência divina, representada pelo poder de condenar ou absolver os seus semelhantes", disse o magistrado enfatizando que em sua profissão, é preciso promover a justiça de forma célere, justa, humana e eficaz, pois é isso que a sociedade espera.

Encerrando a solenidade de posse, dirigindo-se aos novos desembargadores, o presidente do TJPR disse sentir-se feliz por empossar como desembargadores cinco dos mais importantes magistrados do Estado do Paraná. "Cada um com sua historia, com suas virtudes e defeitos, mas sem dúvida, cada um com o propósito de continuar fazendo do TJ do Paraná, um dos melhores Tribunais do país", enfatizou o Desembargador Clayton Camargo.

Compuseram a mesa de autoridades, além do presidente da Corte, o 1º Vice-Presidente, Desembargador Paulo Vasconcelos; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; Corregedor da Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; Presidente do TRE, Desembargador Rogério Coelho; Representando o Governador Beto Richa, a Secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o Presidente da AMAPAR, representando a AMB, Fernando Ganem, que fez a entrega das togas aos novos desembargadores; o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacir José Vitti; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Paulo Salamuni;  Representando o Tribunal de Contas do Paraná, Corregedor-Geral, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha; Representando o Foro da Justiça Federal – Seção Paraná, Juiz Federal Marcelo Malucelli; a Defensora Pública Geral do Paraná, Josiane Fruet Lupion; Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o Deputado Estadual, Fábio Camargo. Também estiveram presentes além de desembargadores e juízes aposentados, o Sub-Comandante da PMPR, Cel José Vilmar Becker e o Secretário Especial da Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado, Reinaldo de Almeida César Sobrinho.