Presidente do Tribunal de Justiça preside a solenidade de posse do Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau Francisco Eduardo Gonzaga de Oliveira no cargo de Desembargador

Em uma cerimônia realizada nessa quinta-feira, dia 26, na Sala de Atos, tomou posse como Desembargador o Juiz de Direito Substituto em Segundo grau Francisco Eduardo Gonzaga de Oliveira, indicado por antiguidade em eleição ocorrida durante a sessão plenária do dia 23 de março.

O Presidente do Tribunal, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, presidiu a solenidade ao lado do 1º Vice-Presidente, Desembargador Renato Braga Bettega; do 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak e do Corregedor-Geral, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti.

Ao dar boas-vindas ao novo Desembargador, o Presidente recordou da boa convivência que teve com o magistrado em Foz do Iguaçu no passado e enfatizou: "Chegou a sua hora. Tenha a certeza que aqui no Tribunal você está sendo recebido com o maior carinho por 119 desembargadores. Quando a gente acolhe aqui pessoas dedicadas, fantásticas, que representam tão bem o Poder Judiciário, para nós é uma coisa maravilhosa, porque confiamos naquele que vai julgar conosco". E finalizou: "Quero desejar a você sucesso, que Deus te proteja nesse grande caminho que você tem pela frente como Desembargador".

O Procurador de Justiça, Sylvio Roberto Degasperi Kuhlmann, em seu discurso, saudou o novo Desembargador e particular amigo, relatando passagens de sua carreira, desde 1990, quando foi Juiz Substituto em Medianeira. Disse também que o magistrado é uma pessoa humilde, discreta, firme, independente, estudiosa e extremamente preocupada e dedicada às causas que julga, e prosseguiu: "Hoje, a sociedade paranaense passa a contar, no alto da carreira da Magistratura, assim como outros que o precederam, com um homem dedicado aos mais altos valores do Direito e da Justiça"!

Representando a OAB/PR, o advogado Ivan Xavier Vianna Filho deu as boas-vindas ao novo desembargador com o qual também tem uma longa amizade. Falou das muitas qualidades do magistrado inclusive da sua aptidão para a música. "Permita Deus que sua judicatura nesta Corte seja uma harmoniosa convivência entre o Dó, Ré, Mi, com o Fá e com o Sol, Lá Si".

A filha do empossado homenageou seu pai falando da forte e grande amizade que os une. "Que venham agora novos sonhos e novos desafios, afinal são eles que nos movem, e não há motivo para teme-los: você tem aqui uma amiga para te ajudar a realizar e vencer cada um deles".

Após receber a toga do representante da Amapar Juiz Marcio Tokars e prestar a promessa legal, o Desembargador Francisco Eduardo Gonzaga de Oliveira disse: "Quero reafirmar o compromisso de sempre, manter diligente e escrupulosa prevenção contra a insidiosa doença do conformismo".

O evento contou com a presença de desembargadores, juízes, diretores, servidores e advogados, além de familiares e amigos do empossado.

Currículo

Francisco Eduardo Gonzaga de Oliveira é graduado em Direito pela UFPR, turma de 1989. Iniciou sua carreia na magistratura como Juiz Substituto em Medianeira. Atuou nas Comarca de Formosa do Oeste, Pérola, Ipiranga, União da Vitória, Foz do Iguaçu e Curitiba. Atualmente vinha exercendo a magistratura na Décima Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.