TJPR é vencedor do XII Prêmio Innovare com o Projeto Criança Protegida


TJPR É VENCEDOR DO XII PRÊMIO INNOVARE COM O PROJETO CRIANÇA PROTEGIDA

O Projeto Criança Protegida foi o primeiro colocado na categoria Tribunal do XII Prêmio Innovare, uma das mais importantes premiações da Justiça Brasileira. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (1/12) no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Entre outras autoridades, estava presente o Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.

"O Tribunal está em festa com a honraria e reconhecimento pelo Instituto Innovare 2015, concedendo o primeiro lugar categoria Tribunal ao projeto de autoria da Desembargadora Lídia Maejima", disse o Presidente do TJPR. 

Idealizado pela Desembargadora, o Projeto Criança Protegida foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com o Governo do Estado do Paraná.

“Eu dedico este troféu a todas as mães de crianças desaparecidas no Brasil”, disse a Desembargadora. O objetivo primordial do Projeto, segundo ela, é evitar que novos casos aconteçam. “Estou muito feliz em projetar o Tribunal de Justiça do Paraná no cenário brasileiro com esta premiação, que não é minha, mas do TJPR”, afirmou Lídia, logo após receber a premiação.

Criança Protegida -

Pioneiro no país, o Projeto visa identificar biometricamente todas as crianças do Estado do Paraná, auxiliando o trabalho de Investigação do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (SICRIDE).

Para isso, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) trabalhará junto a Administração Municipal, treinando profissionais de educação para que se tornem agentes de identificação, auxiliando na emissão da carteira de identidade. Os educadores preencherão as fichas, tirarão as fotos e registrarão a impressão digital das crianças, que serão enviados à Curitiba, onde serão emitidos os documentos.

Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota, é fundamental que os pais saibam a importância de fazer o reconhecimento biométrico, ainda na infância. “O RG é imprescindível ainda na infância, pois garante mais segurança aos filhos”, ressalta o secretário.

Sobre o Prêmio Innovare

Criado em 2004 e com cerca de cinco mil práticas inscritas, sendo mais de 150 premiadas, o Prêmio Innovare é a mais importante premiação da Justiça Brasileira. Uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.

Neste ano de 2015, ações de ressocialização de presos, questões relacionadas à Justiça Trabalhista, soluções para adoção de crianças e assistência aos refugiados no país são alguns dos temas que se destacaram. Para a XII Edição do Prêmio Innovare, foram selecionados 21 finalistas entre os 667 inscritos, 55% a mais que na edição anterior. Práticas de 13 estados, das cinco regiões do país, disputaram as seguintes categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Premiação Especial e Justiça e Cidadania. Esta última foi criada este ano e recebeu 235 práticas desenvolvidas por pessoas, empresas e organizações não ligadas ao Judiciário.

Fotos:  Innovare/Seju/STF.