TJPR realiza abertura da Semana Nacional de Conciliação

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná realizou nesta segunda-feira (24/11), no Tribunal do Júri, em Curitiba, a abertura oficial da IX Semana Nacional de Conciliação do Poder Judiciário. Este ano o tema da campanha é "Bom para todos, melhor para você". Até o dia 28 deste mês acontecem sessões de conciliação para litigantes interessados em solucionar seus conflitos de forma rápida e pacífica.

A Semana foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para motivar os tribunais a buscar entendimento entre as partes e disseminar a cultura da resolução de conflitos judiciais por meio da conciliação e mediação.

Durante a solenidade de abertura, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, adiantou que o Paraná será destaque no cumprimento da Meta 3 do CNJ no próximo ano, devido ao incentivo  ao instrumento da conciliação e instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. "O próximo Cejusc será instalado na cidade de Toledo, no próximo dia 3 de dezembro", adiantou o Presidente.

De acordo com o Desembargador Fernando Wolff Bodziak, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Supervisor Geral do Sistema dos Juizados Especiais e Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos,  a conciliação, além de ser claramente a via mais esperada pela Lei para a solução de conflitos, representa a um só tempo, a melhor alternativa disponível no Sistema de Justiça para a satisfação das pretensões de ambas as partes de um processo. "A judicialização do conflito precisa ser substituída, também, por alternativas como a mediação e a arbitragem, além de práticas restaurativas e terapêuticas, tão utilizadas em diversos países, com resultados muito exitosos", afirmou o 2º Vice-Presidente durante seu discurso.

Compuseram a mesa de honra do evento o Primeiro Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, o Corregedor de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Robson Marques Cury, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Joel Dias Figueira Junior, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargador Federal Altino Pedrozo dos Santos e o Desembargador Federal João Batista Pinto Silveira.

Na extensão da mesa de honra estiveram presentes a Subprocuradora Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Doutora Sâmia Saad Gallotti Bonavides, o Coordenador da Semana Nacional de Conciliação, Desembargador Luiz Taro Oyama, a Coordenadora Adjunta da Semana Nacional de Conciliação, Desembargadora Denise Krüger Pereira, a Gestora do Juízo Auxiliar de Conciliação do TRT-PR, Juíza Federal Anelore Rothenberger Coelho, a Juíza Federal Gisele Lemke, o Procurador Geral do Estado do Paraná, Ubirajara Ayres Gasparin e o Procurador Judicial do Município de Curitiba, Carlos Antonio Lesskiu.

Também participaram da solenidade Desembargadores, Juízes de Direito, Diretores e servidores do Tribunal de Justiça, além de estudantes da Escola da Magistratura.