Notícias

Poder Judiciário em Foz do Iguaçu comemora centenário com a Exposição Iguassú 1914

O Poder Judiciário em Foz do Iguaçu juntamente com o município, comemoram o seu centenário. E para celebrar a data foi inaugurada na manhã de ontem (28/8), no átrio do Fórum Desembargador Isaías Beviláqua, a Exposição Iguassú 1914.

O Presidente do Tribunal de Justiça em exercício, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos e o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Juiz Frederico Mendes Júnior participaram da abertura da exposição organizada pelos Juízes Gabriel Leonardo Souza de Quadros, Geraldo Dutra de Andrade Neto e Marcos Antônio de Souza Lima.

A mostra traz documentos originais restaurados, registros e processos inéditos, imagens, além de um painel com o nome de todos os juízes que atuaram na comarca.

Para o Diretor do Fórum, Juiz Gabriel Leonardo, a exposição registra a evolução da Comarca de Foz do Iguaçu nos últimos 100 anos e a importância do Poder Judiciário na emancipação política do município, fato que está associado com a nomeação do primeiro juiz local. A comarca só foi instalada em 15 de junho de 1917. 

De acordo com o Juiz Presidente da Comissão Organizadora da Exposição, Geraldo Dutra de Andrade Neto, todos os documentos da exposição estão contidos nos processos judiciais ou nos livros de registro da Comarca de Foz do Iguaçu. "Esperamos que a exposição sirva para aguçar a curiosidade dos historiadores e pesquisadores, dando a conhecer que nos nossos arquivos estão retratados episódios importantes e também do cotidiano de toda a região do extremo Oeste do Paraná", enfatizou o magistrado.  Ainda de acordo com o Juiz Geraldo essa exposição pretende ser o início de um projeto que culminará com as comemorações do centenário da Comarca de Foz do Iguaçu em 2017. "Esse início, agora, é o nosso presente para Foz do Iguaçu nos 100 anos de sua emancipação política, para que se conheça um pouco mais de sua história".

A exposição permanece aberta para visita das 9h às 18h, no Fórum localizado na Avenida Pedro Basso, 1001.

 

(fotos: PMFI)