O Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria – NEMOC foi regulamentado por meio do Decreto Judiciário nº 1136/2013 e possui, entre outras atribuições, a função de coletar e compilar dados estatísticos e aferir a produtividade das Secretarias e dos Magistrados, além de, quando necessário, instaurar procedimentos de monitoramento das Secretarias e dos Magistrados.

Por meio dos dados coletados pelo NEMOC é possível verificar, de forma efetiva, o desempenho das Unidades Judiciárias e respectivos Magistrados, suas principais deficiências e, em consequência, identificar os principais problemas que dificultam a prestação jurisdicional.

 

Dados sobre a evolução do percentual de processos no PROJUDI x digitalizados no estado do Paraná

 

Além do atendimento ao primeiro grau de jurisdição, o trabalho desenvolvido pelo NEMOC tem relevante impacto no âmbito do Tribunal de Justiça.

Entre tantas vertentes, pode-se dizer que os índices apurados auxiliam a Presidência e a Corregedoria-Geral da Justiça na elaboração de procedimentos e acompanhamento do cumprimento das metas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça, norteiam os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões, viabilizam a elaboração de estudos aprofundados sobre a necessidade de força-tarefa e designações pontuais de Magistrados e servidores em Comarcas mais deficitárias, bem como sobre a necessidade de criação de novas Unidades Judiciárias. Esses são apenas alguns exemplos da amplitude do trabalho desenvolvido pelo NEMOC.

De suma importância destacar, também, o atendimento presencial realizado aos Desembargadores e Magistrados nas visitas e nos cursos de capacitação coordenados pela Corregedoria-Geral de Justiça.

 

Visita do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Henry Goy Petry Júnior, e do Juiz Corregedor,

Orlando Luiz Zanon Júnior, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, às instações do NEMOC

 

Outra prática adotada pela atual Gestão é a entrega dos Relatórios Reservados pessoalmente aos Juízes da Comarca de Curitiba, submetidos a correição. No ato da entrega, os Magistrados são convidados a conhecer o NEMOC, oportunidade em que se realiza uma breve explanação sobre o departamento, a forma de compilação de dados e aferição da produtividade. Ainda, são demonstradas aos Juízes as funcionalidades do Projudi, como a Mesa do Corregedor, o Boletim Unificado e o Programa de Gestão Integrada – PGI.

 

Função "Mesa do Corregedor" no Sistema PROJUDI

 

As visitas ao NEMOC estendem-se, também, aos cursos de capacitação oferecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça aos Juízes, bem como quando solicitadas pelos Desembargadores e Magistrados.

Acesse o folder de apresentação do NEMOC.