CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Athos Moraes de Castro Vellozo

Des. Athos Moraes de Castro Vellozo

 

Athos Moraes de Castro Vellozo, filho de Dario Persiano de Castro Vellozo e da Sra. Escholástica Moraes de Castro Vellozo, nasceu no dia 30 de abril de 1910, na cidade de Curitiba (PR). Casou-se em primeiras núpcias com a Sra. Lúcia Luiza Gradowski Vellozo e em segundas núpcias com a Sra. Tereza Gomes Vellozo.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, recebeu o diploma no ano de 1932. Nomeado desembargador no dia 28 de setembro de 1966, passou pelos cargos de: presidente do Instituto dos Advogados do Paraná por três mandatos; conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná por vários mandatos, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1973 a 1974, e 1º vice-presidente em 1974. Eleito corregedor geral da justiça para o biênio de 1975/76, pertenceu ainda à Comissão de Revista de Jurisprudência e à Comissão de Concursos e Promoções. 

No magistério, a partir de 1953, foi professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Sua aposentadoria do Tribunal de Justiça foi registrada no dia 31 de maio de 1979.

Faleceu em 10 de dezembro de 1991.

É patrono do Fórum de Capitão Leônidas Marques e do Fórum Eleitoral de Capanema.