CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Celso Araujo Guimarães

 

 
 

Des. Celso Araujo Guimarães

 

Celso Araujo Guimarães, filho de Olavo Batista Guimarães e Edazima Araujo Guimarães, nasceu no dia 7 de maio de 1946 em Santo Antonio da Platina (PR). Casou-se com Maria Cristina Pedriali Guimarães, com quem teve duas filhas.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, formou-se em 1968. Ingressou na magistratura por meio de concurso em 23 de setembro de 1969, como juiz substituto de Maringá. Em 29 de outubro de 1970, foi nomeado juiz de direito da comarca de Chopinzinho, sendo depois removido para Nova Fátima, de entrância inicial. Em 1977 foi promovido, por merecimento, para a comarca e entrância intermediária de Peabiru, sendo depois removido para a de Cornélio Procópio. Em 1982, foi promovido para a comarca de entrância final de Londrina, sendo depois removido, por merecimento, para a comarca de Curitiba.

Exerceu o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria da Justiça na gestão do desembargador Cláudio Nunes do Nascimento. Depois de atuar na 6ª Vara Cível de Curitiba, foi convocado para atuar no Tribunal de Alçada, sendo quatro anos depois, promovido por merecimento. Foi professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de Curitiba, sendo homenageado pelos formandos de 1987, como nome de turma. Foi Coordenador da Escola de Magistratura do Paraná. Tem diversos trabalhos jurídicos publicados e proferiu inúmeras palestras a convite de entidades jurídicas

Em 23 de fevereiro de 1995 tomou posse como juiz do Tribunal de Alçada. No dia 31 de dezembro de 2004 foi integrado ao Tribunal de Justiça do Paraná, no cargo de desembargador, através da Emenda Constitucional nº 45 e da Resolução 2/2005 do TJ.

Aposentou-se no dia 13 de junho de 1997.