CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Guilherme Freire de Barros Teixeira

Des. Guilherme Freire de Barros Teixeira

 

Guilherme Freire de Barros Teixeira, filho de Jorge Alcides Teixeira e Norma Freire de Barros Teixeira, nasceu no dia 2 de junho 1971 em Taubaté (SP). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)-1993; Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Taubaté/SP – UNITAU- 1994; Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – 2002; Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)-2005.

Aprovado nos concursos públicos da Procuradoria do Estado de São Paulo (1994), Ministério Público do Estado do Paraná (1994) e Ministério Público do Estado de São Paulo (1995).

É membro do Ministério Público do Estado do Paraná desde 14 de setembro de 1994, atuando em 2º Grau desde 2004, no Setor de Recursos Extraordinários e na Assessoria Cível da Procuradoria-Geral de Justiça.

Atuou como promotor substituto nas comarcas de Santa Helena, Cruzeiro do Oeste, Cidade Gaúcha, Palmital, Grandes Rios, Telêmaco Borba e Pato Branco. Como titular, judicou nas comarcas de Ortigueira, Capanema, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba.

É professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná, em Curitiba (desde 2003); professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná, em Curitiba (desde 2004); professor do Curso de Especialização em Direito Processual Civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, em Curitiba (desde 2006). É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

É autor dos livros Direito Processual Civil: Institutos fundamentais. 1ª ed. 3ª reimp. 2012; Teoria do princípio da fungibilidade. São Paulo: RT, 2008 e o princípio da eventualidade no Processo Civil. São Paulo: RT, 2005.

Em 29 de agosto de 2014 foi nomeado desembargador do TJPR em vaga do Quinto Constitucional, destinada ao Ministério Público. Em 12 de setembro de 2014 foi empossado no cargo.