CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Haroldo da Costa Pinto

 Des. Haroldo da Costa Pinto

 

Haroldo da Costa Pinto, filho de Raul da Costa Pinto e Nímia da Costa Pinto, nasceu em Paranaguá (PR), no dia 22 de janeiro de 1919. Casou-se com Hulda Zimermann da Costa Pinto.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, graduou-se em 1951. Iniciou sua vida pública no magistério primário, primeiramente como professor, e, mais tarde, como diretor de ginásios estaduais de Pinhalão e Porto Amazonas, tendo exercido, também, as funções de inspetor municipal de ensino em Paranaguá.

Exerceu a advocacia e o magistério secundário na cidade de Andirá, entre os anos de 1952 e 1954, ingressando na magistratura Paranaense como juiz de direito substituto da comarca de Jacarezinho. Atuou, ainda, nas comarcas de Ipiranga, Reserva, Carlópolis, Paranaguá, Rolândia e, como juiz de direito titular, nas comarcas de Ibaiti, Porecatu, Nova Esperança e União da Vitória.

No ano de 1967, foi promovido ao cargo de juiz de direito substituto de 1ª instância da comarca de Curitiba, servindo na 7ª Vara Criminal. Em 1976, foi removido para o cargo de juiz de direito substituto de 2ª instância, cargo esse que exerceu até sua nomeação para o Tribunal de Alçada, pelo Decreto Governamental nº 5076 de junho de 1978.

Em 26 de junho de 1979, foi nomeado para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, pelo Decreto Governamental nº 705, de 26 de junho. Exerceu este cargo até sua aposentadoria em 2 de outubro de 1980.

Faleceu em Curitiba, no dia 19 de novembro de 1980.

É patrono do Fórum de Paranacity e do Fórum Eleitoral de Nova Esperança.