CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. João Baptista Costa Carvalho Filho

Des. João Baptista Costa Carvalho Filho

 

João Baptista Costa Carvalho Filho, filho de João Baptista da Costa Carvalho, desembargador que desenvolveu sua carreira no Estado do Sergipe, nasceu no dia 14 de maio de 1869, na cidade de Estância (SE). Casou-se com a Sra. Argentina Thomé da Costa Carvalho.

Bacharel em direito, iniciou sua carreira na política, como deputado constituinte pelo Estado de Sergipe, em 1891. Passou, posteriormente, ao cargo de chefe de gabinete do Ministro da Justiça. No Paraná, iniciou suas atividades como advogado, sendo nomeado para o cargo de secretário de obras públicas e colonização no governo Xavier da Silva. Foi nomeado juiz de direito da comarca de Paranaguá, onde permaneceu de 1896 a 1900, quando foi designado para o cargo de chefe de polícia. Em 1904, foi removido para a comarca de Castro. Em 1907 exerceu as funções de procurador geral do Ministério Público do Paraná. Foi nomeado desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado no dia 8 de maio de 1908.

No dia 26 de julho de 1910, pediu demissão do cargo de desembargador, para assumir o cargo de juiz federal do Paraná, após ser aprovado em primeiro lugar no concurso de admissão à magistratura federal. Foi autor do Código de Processo Criminal do Paraná

Faleceu em 29 de outubro de 1927.

É patrono do Fórum de Medianeira.