CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Jonny de Jesus Campos Marques

Des. Jonny de Jesus Campos Marques

 

Jonny de Jesus Campos Marques, filho de Olimpio Marques e Prelidiana Campos Marques, nasceu no dia 20 de setembro de 1945, em Palmas (PR). Bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, turma 1971.

Em 1972, após concurso público, ingressou no Ministério Público e exerceu suas funções nas comarcas de Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste, Clevelândia, Pato Branco, Rio Negro, Lapa e Araucária. Em 1975 foi promovido ao cargo de promotor de Justiça, atuando nas comarcas de Cândido de Abreu, Mandaguaçu, Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba.

Em 30 de março de 1992, através da vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada. No dia 29 de janeiro de 2002, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

No magistério, lecionou Instituições de Direito Público e Privado e Legislação Social na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu. Na Faculdade de Direito de Curitiba, onde foi chefe de departamento e vice-diretor, lecionou Direito Penal

Esteve convocado no E. Superior Tribunal de Justiça - STJ -, no período de 19 de setembro de 2012 a 29 de agosto de 2013, onde exerceu a função de Ministro junto a 3ª Seção e Quinta Turma daquela Corte.

Aposentou-se compulsoriamente no dia 28 de setembro de 2015.