CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Jorge Andriguetto

 Des. Jorge Andriguetto

 

Jorge Andriguetto, filho de Antonio Andrigueto e de  Lúcia Andrigueto, nasceu no dia 12 de junho de 1925, na cidade de São José dos Pinhais (PR). Casou-se com a Sra. Paulina Magdalena Cenovicz Andrigueto.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, colou grau no ano de 1948. Ainda como acadêmico, exerceu interinamente a função de promotor público em São José dos Pinhais. Em 1949, foi nomeado promotor público para a comarca de Pitanga, sendo removido para Ipiranga, Sengés e Ribeirão Claro.

Após concurso foi nomeado juiz de direito no dia 2 de dezembro de 1952 e designado para a Comarca de Palmeira. Em 1953, foi removido como juiz de direito de São João do Triunfo; em 1957, foi removido para Pitanga e depois para a comarca de Apucarana.

Em 1965, foi removido para Curitiba, sendo, em 1970, nomeado juiz do Tribunal de Alçada. No dia 23 de maio de 1978 foi nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Ocupou a vice-presidência do Tribunal de Justiça do Paraná durante a gestão 1987 a 1988. Foi o 25º presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

No magistério, foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana. Em Curitiba, foi professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito de Curitiba e também na Universidade Católica do Paraná.

Faleceu no dia 1º de dezembro de 1994.

É patrono do Fórum de Mamborê, da biblioteca do Fórum de Campina da Lagoa e do Fórum Eleitoral de Almirante Tamandaré.