CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Negi Calixto

 

Des. Negi Calixto

 

Negi Calixto, filho de Abrahão Calixto e de  Izahia Calixto, nasceu no dia 24 de outubro de 1935, na cidade de Pinhalão, Distrito de Jaboti. Casou-se com a Sra. Violette Zahi Merheb Calixto.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano de 1961. Iniciou sua carreira na magistratura em 1963, quando foi nomeado juiz substituto para a comarca de Paranavaí, encarregado de atender os serviços judiciários de Loanda. Em 1964, assumiu como substituto a comarca de Santa Isabel da Ivaí e em virtude de concurso, assumiu a comarca de Alto Paraná, como juiz de direito.

Em 1964, foi promovido para a comarca de Ribeirão do Pinhal e recebeu a designação de atender a comarca de Congonhinhas. Em 1968, foi removido para a comarca de Jandaia do Sul, após atuar na comarca de Cruzeiro do Oeste e atender os serviços jurídicos da comarca de Mandaguari, e,  no mesmo ano assumiu a comarca de Maringá. Em 1970 foi promovido à comarca de Curitiba.

Em 1979, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, para no dia 20 de junho de 1984, ser nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, tendo sido eleito corregedor para o biênio 1993 a 1994.

No magistério, após concurso, passou a lecionar a disciplina de Direito Internacional Privado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Obteve, ainda, o grau de Mestre em Direito pela instituição onde graduou-se e lecionou. (curso pós-graduação em Direito Privado – UFPR).

Faleceu em pleno exercício do cargo, no dia 9 de outubro de 1995.

É patrono do Fórum de Loanda e do Fórum Eleitoral de Paranavaí.