CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Silvio Romero Stadler de Souza

Des. Silvio Romero Stadler de Souza

Silvio Romero Stadler de Souza, filho de Petrônio Romero Carneiro de Souza e de  Helena Stadler de Souza, nasceu no dia 21 de novembro de 1927, na cidade de Palmeira (PR). Casou-se com a Sra. Renata Wagner de Souza.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano de 1953. Em 1953, ainda acadêmico, foi designado para a Promotoria Pública de União da Vitória. Antes de ocupar o cargo de juiz de direito substituto na comarca de Maringá, trabalhou como advogado. Ainda exerceu o cargo de juiz de direito substituto nas comarcas de Paranavaí, Nova Esperança, Campo Mourão, Cascavel, Paranaguá, Antonina, Pitanga, Andirá e Peabiru. Em 1957, após aprovação em concurso, foi nomeado para a comarca de Uraí; em 1959, assumiu as comarcas de Pato Branco e Santo Antonio do Sudoeste; em 1961, foi removido para Paranavaí; em 1962, foi removido para Cornélio Procópio; em 1966, foi removido para Ponta Grossa; em 1968, foi removido para Curitiba.

Em 1978, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada. No dia 3 de maio de 1979, foi nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. No magistério foi professor da disciplina de Direito Penal da Faculdade de Direito de Ponta Grossa.

Faleceu no exercício do cargo em 1988, em Curitiba (PR).

É patrono do Fórum de Mangueirinha, dos salões do júri dos Fóruns de Pato Branco e Uraí e do Fórum Eleitoral de São João do Ivaí.