Corregedoria-Geral e CONSIJ realizam a 5ª edição do “Encontro de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção”


CORREGEDORIA-GERAL E CONSIJ REALIZAM A 5ª EDIÇÃO DO “ENCONTRO DE PREPARAÇÃO ON-LINE PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO”

Encontro está sendo realizado à distância em 21 Estados brasileiros

Com o objetivo de informar e orientar os pretendentes à adoção quanto aos procedimentos processuais e aspectos psicossociais relativos à adoção, está sendo realizada, a partir desta semana, a 5ª edição do “Encontro de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção”.

O evento de abertura ocorreu nesta terça-feira (10/9) na sede da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). O projeto é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ/PR), em parceria com a EMAP, com a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e com o Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Esses encontros já contribuíram para a preparação de mais de 4 mil pessoas. Nesta edição, 250 pontos de transmissão foram distribuídos em 21 estados brasileiros. Com término previsto para o dia 25 de setembro, a 5ª edição possui um amplo conteúdo programático, com destaque para os seguintes temas:

  • “Passo a passo da adoção: do processo da habilitação à adoção”;
  • “Adoção de crianças maiores e seus aspectos psicológicos”;
  • “A prática institucional: do acolhimento ao preparo para a vida” e
  • “Adoção e pós-adoção”.

Na solenidade de abertura, o Corregedor-Geral da Justiça ressaltou que o Encontro não pretende suprimir as demais fases de preparação à adoção, mas sim oferecer uma nova ferramenta às Varas da Infância e da Juventude, já que “a criança e o adolescente devem ser encaminhados para famílias preparadas para recebê-los, de forma a garantir que, mesmo em situações tão difíceis, tenham respeitados os seus direitos fundamentais”.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (ABRAMINJ), da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), do Grupo de Apoio à Adoção Consciente (GAACO) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Paraná (CEJA/PR).