Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola

Legenda

JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA

Nessa quarta-feira, dia 01/06, o Programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola iniciou oficialmente mais uma fase do projeto em Curitiba. 190 Crianças das escolas municipais Professor José Cavallin, do bairro Sitio Cercado, e da Escola Duílio Calderari, do São Lourenço, realizaram uma visita até o prédio anexo do Tribunal de Justiça do Paraná. Os estudantes foram recebidos pelo 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, pela magistrada Melissa de Azevedo Olivas e pela advogada Zuleika Loureiro Giotto.

A visita teve início no Museu do TJPR e seguiu com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná. Na sequência as crianças foram encaminhadas ao Tribunal do Pleno onde puderam conhecer as instalações e ainda conversar com os magistrados e a advogada.

Além dessa etapa, as escolas, que são indicadas pela Secretaria de Educação de Curitiba, recebem material didático, em forma de cartilhas, para alunos e professores, e a visita de magistrados, promotores e advogados. A última fase do Programa acontece no final do ano letivo, quando os alunos são incentivados a elaborar uma produção cultural que destaque os ensinamentos adquiridos.

No interior do Estado o Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola também vem ganhando destaque. Na Comarca de Manoel Ribas, a Juíza Amanda Vaz Cortesi recebeu a visita dos alunos ainda no final de abril. Na região, o Programa contou com o apoio do Ministério Público e do Rotary Club da cidade, que realizou a doação de Constituições Federais para as escolas participantes. As apresentações culturais dos alunos devem acontecer ainda no primeiro semestre.

Em Maringá, a magistrada Liége Aparecida de Souza Gouvêia promoveu o início das atividades do projeto no final de março. Foram realizadas visitas em diversas escolas municipais, distribuição do material didático e palestras para os estudantes.

Ainda foram registradas ações do Projeto nas Comarcas de Tomazina e Campina Grande do Sul.

 

Sobre o Projeto

Idealizado no ano de 1993, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa “Justiça se Aprende na Escola” foi desenvolvido pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar. Atualmente, o programa é coordenado pela 2ª Vice-Presidência, e tem como objetivo facilitar e difundir o acesso à Justiça, através da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania às crianças e adolescentes das escolas da rede pública de ensino.

Em 2015, o programa passou a utilizar com o nome “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. Nesse ano a iniciativa bateu seu recorde de atendimentos, mais de 17 mil alunos de 344 escolas de todo o Estado do Paraná participaram das atividades.