TJPR adquire software para auxiliar no processo de gestão e desempenho do órgão


TJPR ADQUIRE SOFTWARE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE GESTÃO E DESEMPENHO DO ÓRGÃO

As ferramentas de BI são softwares que auxiliam na coleta, processamento e visualização de grande quantidade de dados gerada por sistemas internos e externos

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acaba de adquirir o software Qlik Service, uma solução de Business Intelligence (BI), que irá auxiliar no processo de gestão e desempenho do órgão.

As ferramentas de BI são softwares que auxiliam na coleta, processamento e visualização de grande quantidade de dados gerada por sistemas internos e externos. Dentre as funcionalidades desses softwares, destaca-se o auxílio na preparação de dados para análise, possibilitando a criação de relatórios dinâmicos, painéis e visualizações analíticas de informações contendo gráficos, mapas e recursos que permitem subir ou descer o nível de detalhe analisado de forma simples.

O TJPR possui diversos sistemas informatizados para realizar suas operações – sistemas processuais, sistemas financeiros, sistemas de RH, etc. –  gerando uma enorme quantidade de dados relacionados a tais áreas, mas não relacionados entre si.

Esses dados são um recurso importante, mas, de modo geral, seu estado original impede sua utilização como recurso estratégico, em decorrência da falta de integração entre as diversas bases de dados e alto nível de detalhe.

O software adquirido pelo Tribunal de Justiça, cuja plataforma também é utilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), auxiliará na análise integrada desses dados pelo Departamento de Planejamento, pela Presidência e pelos demais setores que necessitam, com frequência, promover estudos e exame do TJPR como um todo. Isso porque serão disponibilizadas, de forma simples e rápida, visões dos dados de forma interativa que poderão ser manipuladas, filtradas, comparadas, consolidadas e agrupadas.

Os resultados dessas análises geradas pelo BI permitirão o aprimoramento das tomadas de decisões e na maior eficiência operacional do Tribunal.

O próximo passo será a implantação da ferramenta no TJPR e demandará, das áreas que utilizarão o sistema e do DTIC, a definição das prioridades no escopo a ser abordado e consequente levantamento, mapeamento e tratamento de todos os dados para extração e utilização pela solução de BI.