TJPR terá novos auditórios para realização de cursos e palestras


TJPR TERÁ NOVOS AUDITÓRIOS PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS E PALESTRAS

A Esplanada do Prédio Anexo ao TJPR vai abrigar as novas salas, cuja capacidade máxima será de 180 pessoas

Com o objetivo de ampliar o espaço para a realização de cursos e palestras para Magistrados e Servidores, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, autorizou a licitação para instalar novos auditórios no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça.

As salas, que serão instaladas na Esplanada (térreo), estarão prontas para utilização já a partir de outubro e também irão ampliar o leque de opções de espaços para a realização de eventos voltados ao Direito, que hoje só acontecem no Auditório Pleno, cuja capacidade é para 386 pessoas sentadas.

A moderna tecnologia que será empregada no TJPR, já usada em grandes hotéis e locais que realizam eventos, permite criar estruturas adequadas a cada tipo de necessidade, pois é possível montar os ambientes conforme a necessidade de cada evento.

O projeto dos novos auditórios, elaborado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR, terá divisórias articuladas retráteis, que possibilitarão a criação de cinco cenários. Em um deles, por exemplo, haverá composição de três auditórios com capacidade para 60 pessoas cada um. Em outro, serão dois auditórios com capacidade para 90 participantes. Ou, ainda, um único auditório com capacidade máxima de 180 pessoas. A Esplanada poderá também ficar com o saguão livre, com as divisórias alojadas nas proximidades dos elevadores privativos.

Estrutura

As divisórias retráteis serão sustentadas por um trilho, localizado no forro do pavimento, o que permitirá a mobilidade ou a fixação, conforme a necessidade do ambiente. Há ainda um sistema de trava que proporciona o isolamento acústico de cada uma das salas delimitadas pelas divisórias.

Sonorização e mobiliários

Além da estrutura, o Tribunal irá implementar os serviços de sonorização e climatização do espaço, sendo que os projetos já estão em fase de elaboração.

O mobiliário também foi projetado para atender às necessidades do local: as cadeiras possuem uma prancheta rebatível para leitura e apoio à escrita, além de serem empilháveis, o que facilita sua acomodação em caso de utilização livre do saguão.