Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

TJPR apresenta a representantes de partidos a nova ferramenta de emissão de certidões para fins eleitorais


TJPR apresenta a representantes de partidos a nova ferramenta de emissão de certidões para fins eleitorais

Nas últimas eleições municipais foram emitidas 55 mil certidões dessa natureza
Qua, 11 Jul 2018 15:56:00 -0300

Na tarde desta terça-feira (10/07), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizou reunião com diversos representantes de Partidos Políticos do Estado. O objetivo foi demonstrar as funcionalidades da recente ferramenta disponibilizada no site do órgão para emissão eletrônica das certidões para fins eleitorais relativas a processos cíveis e criminais que tramitam no segundo grau de jurisdição.

Para conseguir essas certidões, que são exigidas para o registro da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até há pouco tempo, o candidato precisava protocolar requerimento e recolher as custas necessárias para emissão. Isso gerava inconvenientes, como a necessidade de deslocamento dos possíveis candidatos até o TJ e grande demanda de trabalho ao atual Departamento de Gestão Documental (DGD), que precisava encaminhar todos os requerimentos.

Nas últimas eleições municipais, por exemplo, o departamento emitiu 55 mil certidões dessa natureza, o que demonstra o tamanho da demanda. Com a nova funcionalidade, basta ao candidato inserir seus dados no site do Tribunal de Justiça e imprimir a certidão negativa, gratuitamente. Caso a certidão do candidato seja positiva ou haja homônimos, o sistema exige que o candidato insira um documento oficial com foto, em que conste o nome da mãe, além de um endereço de e-mail, para onde, após a análise pelo Departamento Judiciário, a Certidão (negativa ou positiva) será enviada.

Participaram da reunião os Desembargadores Luiz Taro Oyama e Gilberto Ferreira (Presidente e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, respectivamente), o Diretor do Departamento de Gestão Documental (DGD), Fernando Wyatt Sobrinho, além de servidores do TRE-PR. A explicação sobre a emissão das certidões eletrônicas foi realizada pelo Assessor Jurídico Marcelo Oliveira dos Santos, representando a Secretaria, e pelo servidor Wilson de Souza Pereira, do DGD.


 
CIDADÃO
 
ADVOGADO
 
IMPRENSA

Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR

a

Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento