O Programa Justiça no Bairro foi idealizado pela Desembargadora Joeci Machado Camargo e criado em 29 de março de 2003 por meio do Decreto 39/2003. Seu principal objetivo é garantir à sociedade a prestação jurisdicional acessível, de qualidade, efetiva e célere, de forma transparente e ética, solucionando conflitos e promovendo a pacificação social, alinhado com a MISSÃO do Poder Judiciário Paranaense.

Para alcançar esse objetivo, o Programa preza pela qualidade do atendimento prestado à sociedade, atendendo tanto à demanda reprimida (pré-processual - com entrega da prestação jurisdicional em horas) quanto à demanda judicializada, como forma de resolução por meio da conciliação prévia ou oportuna no trâmite processual. Além disso, propicia aos magistrados o apoio incondicional para a realização de perícias e a organização da pauta de audiências dos eventos.

Ao longo dos anos, o Programa Justiça no Bairro expandiu-se para inúmeros serviços, por meio de redes de parcerias com instituições públicas e privadas com objetivos similares, cujas atividades envolvem a garantia da cidadania. Dessa forma, busca-se promover a VISÃO do Judiciário Paranaense, que busca ser referência de qualidade na prestação de serviços públicos, reconhecido pela sociedade e seus colaboradores como instituição da qual todos tenham orgulho e confiança.

O Programa Justiça no Bairro está alinhado com os VALORES institucionais do Tribunal de Justiça do Paraná, que são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência.

O Programa Justiça no Bairro tem a responsabilidade social em sua essência, sendo o projeto de responsabilidade social do Poder Judiciário do Estado do Paraná que auxilia a garantir a satisfação dos direitos daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, considerando a realidade econômica e social de cada região paranaense.

Contando com uma equipe multidisciplinar de sevidores e voluntários, realiza um importante papel na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das comunidades assistidas, medida essa que ultrapassa a mera oferta de soluções jurídicas, promovendo também a cidadania e o acesso concreto à Justiça para um grande número de pessoas.

Todos esses fatores fizeram do Programa Justiça no Bairro uma referência no país, tendo sido reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça como modelo de projeto de Justiça Itinerante, servindo, inclusive, como parâmetro para a edição da Resolução nº 460/2022.

Além disso, ao longo dos anos o reconhecimento mencionado deu-se em diversas outras esferas, concedida pela Cúpula Mundial do World Family Summit/2004 e o III Prêmio Conciliar é Legal em 2012.

O Programa Justiça no Bairro é um exemplo de como iniciativas de responsabilidade social podem impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

Com a instalação de polos de atendimentos em instituições de ensino, bem como em demais localidades que propiciem a prestação jurisdicional, foi possível abranger um grande número de comunidades, contribuindo para uma significativa redução do acúmulo de processos no Poder Judiciário.

Todos esses fatores resultam em uma promoção da igualdade entre inúmeras pessoas não apenas ao acesso à Justiça, mas principalmente na promoção da dignidade e da cidadania de todos aqueles que, de modo desburocratizado e célere, finalmente tiveram a satisfação de seus direitos e da proteção estatal da qual são destinatários.