2ª Vice-Presidência do TJPR participa de apresentação do Projeto Bem Social em Marechal Cândido Rondon


2ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJPR PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO BEM SOCIAL EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Na ocasião foram apresentados os 12 projetos que serão contemplados com recursos de prestação pecuniária.

Na tarde do dia 16 de agosto, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, participou de um evento para a apresentação das iniciativas que serão contempladas pelo projeto “Bem Social”, desenvolvido pela Juíza Berenice Ferreira Silveira Nassar, de Marechal Cândido Rondon. No evento, além dos magistrados, estiveram presentes o Prefeito em exercício do município, Sr. Ilario Hofstaetter e o Procurador Municipal, Sr. Fernando Berti, além de outras autoridades.

O projeto Bem Social tem como principal objetivo, de acordo com a Resolução nº 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Instrução Normativa Conjunta nº 02/2014 da Corregedoria Geral da Justiça e Ministério Público do Paraná, de uniformizar a prática de repasse de recursos oriundos de penas de prestação pecuniárias da Justiça Criminal, a fim de a assegurar a fiscalização e controle dessa destinação, bem como fomentar a oferta de vagas para cumprimento de penas de prestação de serviços à comunidade.

Para a desenvolvedora do projeto, Juíza Berenice Silveira Ferreira Nassar, a iniciativa traz grande importância os autores de infrações penais, que, com o projeto, têm a oportunidade de transformar os delitos em ações do bem e de relevância social. “Peço aos Promotores de Justiça e aos Conciliadores que destaquem, nas audiências, que existe uma trajetória virtuosa a partir dali. Pois a prática de um suposto crime pode se transformar na prevenção da criminalidade, na promoção da vida, na proteção aos vulneráveis, e tantas outras.”, disse. 

Nesta, que é a primeira edição do Bem Social, foram liberados duzentos mil reais em recursos oriundos de penas de prestação pecuniária. Os 12 projetos contemplados objetivam a prevenção e combate à criminalidade, incentivo ao estudo e ao trabalho, benefício à qualidade de vida e valorização e inclusão social de crianças, adolescentes, idosos e doentes, em situação de vulnerabilidade social.