TJPR promove IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

Legenda

TJPR PROMOVE IV SEMANA DE COMBATE AO ASSÉDIO E À DISCRIMINAÇÃO

Cúpula Diretiva assina Carta Compromisso para o combate ao assédio e à discriminação no TJPR 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) deu início, na segunda-feira (05/05), durante a Sessão do Órgão Especial, à IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A iniciativa tem como objetivo fomentar uma cultura de trabalho saudável, segura e acolhedora para todos os públicos internos do Tribunal, por meio de ações de sensibilização e formação sobre temas como o enfrentamento ao assédio e à discriminação, a valorização das boas práticas de gestão e o estímulo à comunicação construtiva.

A ação é promovida por meio das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no 1º e no 2º Grau (Copams). Durante a abertura da semana, a Cúpula Diretiva do TJPR assinou uma Carta Compromisso para o combate a qualquer tipo de discriminação e assédio na instituição.  

“Por meio deste documento, o tribunal assumiu o compromisso de promover a divulgação da política institucional, garantir o pleno funcionamento das comissões, fomentar uma cultura organizacional pautada na ética e no respeito, realizar treinamentos e campanhas de conscientização, manter canais seguros e confidenciais para o recebimento de denúncias, assegurar o tratamento adequado às comunicações recebidas, oferecer suporte e proteção às vítimas e adotar medidas preventivas e corretivas voltadas à eliminação de práticas de assédio e discriminação no ambiente de trabalho”, afirmou a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima.

Os presidentes da Copams também falaram sobre a importância da iniciativa no Poder Judiciário. "Essa é uma oportunidade para refletirmos sobre o nosso papel institucional na promoção de um ambiente saudável e para fortalecermos o compromisso coletivo com o respeito, a integridade e a equidade nas relações profissionais” ressaltou o presidente da Copams do 1º Grau, juiz de Direito Lourenço Cristovão Chemin.

“A superação de práticas abusivas e discriminatórias exige o esforço contínuo, articular e coletivo, com o engajamento de magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e gestores. Trata-se de uma política que não se limita ao cumprimento de normas, mas que demanda uma postura ativa, sensível e responsável de todos nós”, destacou a presidente da Copams do 2º Grau, desembargadora Ângela Maria Machado Costa,

No dia 8 de maio, às 14h, a Copams realizará o seminário “Prevenção ao Assédio e à Discriminação e Boas Práticas nas Relações de Trabalho”. O ciclo de palestras será realizado no auditório da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), com transmissão online via Microsoft Teams. A programação é aberta para o público interno do TJPR e para toda a comunidade.

Faça a inscrição para o seminário “Prevenção ao Assédio e à Discriminação e Boas Práticas nas Relações de Trabalho”.

Assista ao Ciclo de Palestras aqui (público interno).

Assista ao Ciclo de Palestras aqui (público externo). 

CONSULTA PROCESSUAL
JURISPRUDÊNCIA
Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia
DIÁRIO DA JUSTIÇA
PRECATÓRIOS