Semana de Qualidade de Vida promove avaliações de saúde no TJPR


SEMANA DE QUALIDADE DE VIDA PROMOVE AVALIAÇÕES DE SAÚDE NO TJPR

Campanha busca avaliar a saúde e promover o bem-estar físico, psicológico e social entre os colaboradores do tribunal

Até o próximo dia 26 de abril é realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) a 8ª edição da Semana de Qualidade de Vida. A campanha busca avaliar a saúde e promover o bem-estar físico, psicológico e social entre os colaboradores do TJPR. 
 
Diversos serviços são oferecidos como aferição da pressão arterial, da glicemia, medição da altura e do peso, cálculo do percentual de gordura, teste de flexibilidade, entre outros. A ação é organizada pelo time da ginástica laboral do Tribunal em conjunto com as equipes de enfermagem e psicologia. O intuito é oferecer atendimentos completos que resultem em orientações mais assertivas. 

"A ideia é ser bem instrutivo. Mostrar para eles como está essa qualidade de vida baseando-se em toda a avaliação que é oferecida e, se for preciso, realizar um encaminhamento profissional”, explica a supervisora da ginástica laboral, Jacqueline Teixeira. 
 
A servidora Suyane Oliveira conta que sempre faz questão de participar das ações de promoção de saúde que são realizadas: “É muito bom para todos os funcionários que se traga esta atenção à saúde não só física como emocional.”  
 
Já a estagiária Ana Paula de Carli participou pela primeira vez da Semana de Qualidade de Vida e aprovou a iniciativa. “Achei de extrema importância essa avaliação. No meio da rotina corrida, às vezes esquecemos de fazer os exames principais e ver como está nossa saúde, então é muito legal que eles venham aqui e possam nos dar esse feedback”, elogia a colaborada que trabalha no Fórum de Santa Felicidade, um dos cinco locais do TJPR em que as atividades foram ofertadas. 
 
Saúde mental 

Há também uma preocupação com a saúde mental dos colaboradores. Todos os participantes da ação responderam a um questionário de avaliação da qualidade de vida elaborado pela Organização Mundial da Saúde. O chamado questionário WHOQOL é composto por 26 perguntas que tratam de questões físicas, psicológicas, das relações sociais e do meio ambiente em que vivemos. O teste considera que estes quatro domínios formam aspectos fundamentais da saúde mental de um ser humano.  

“Trouxemos a equipe de psicologia para reforçar as ações. Eles têm o domínio para conseguir entender, interpretar o resultado do teste e dar orientações que venham a ser necessárias”, conta Jacqueline. 

“São questões da vida que fazemos uma pausa para pensar, como a qualidade do sono, como estou aproveitando meu tempo. Deu para refletir no momento de marcar as opções. Foi bem interessante mesmo”, destaca a servidora Ana Maria Dias Santos. 
 

Descrição da imagem de capa: uma servidora do TJPR realiza um exercício de flexibilidade com a ajuda de um professor da Ginástica Laboral. 

Últimas Notícias do TJPR