Cúpula Diretiva assina Carta Compromisso para o combate ao assédio e à discriminação no TJPR
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) deu início, na segunda-feira (05/05), durante a Sessão do Órgão Especial, à IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A iniciativa tem como objetivo fomentar uma cultura de trabalho saudável, segura e acolhedora para todos os públicos internos do Tribunal, por meio de ações de sensibilização e formação sobre temas como o enfrentamento ao assédio e à discriminação, a valorização das boas práticas de gestão e o estímulo à comunicação construtiva.
A ação é promovida por meio das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no 1º e no 2º Grau (Copams). Durante a abertura da semana, a Cúpula Diretiva do TJPR assinou uma Carta Compromisso para o combate a qualquer tipo de discriminação e assédio na instituição.
“Por meio deste documento, o tribunal assumiu o compromisso de promover a divulgação da política institucional, garantir o pleno funcionamento das comissões, fomentar uma cultura organizacional pautada na ética e no respeito, realizar treinamentos e campanhas de conscientização, manter canais seguros e confidenciais para o recebimento de denúncias, assegurar o tratamento adequado às comunicações recebidas, oferecer suporte e proteção às vítimas e adotar medidas preventivas e corretivas voltadas à eliminação de práticas de assédio e discriminação no ambiente de trabalho”, afirmou a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima.
Os presidentes da Copams também falaram sobre a importância da iniciativa no Poder Judiciário. "Essa é uma oportunidade para refletirmos sobre o nosso papel institucional na promoção de um ambiente saudável e para fortalecermos o compromisso coletivo com o respeito, a integridade e a equidade nas relações profissionais” ressaltou o presidente da Copams do 1º Grau, juiz de Direito Lourenço Cristovão Chemin.
“A superação de práticas abusivas e discriminatórias exige o esforço contínuo, articular e coletivo, com o engajamento de magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e gestores. Trata-se de uma política que não se limita ao cumprimento de normas, mas que demanda uma postura ativa, sensível e responsável de todos nós”, destacou a presidente da Copams do 2º Grau, desembargadora Ângela Maria Machado Costa,
No dia 8 de maio, às 14h, a Copams realizará o seminário “Prevenção ao Assédio e à Discriminação e Boas Práticas nas Relações de Trabalho”. O ciclo de palestras será realizado no auditório da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), com transmissão online via Microsoft Teams. A programação é aberta para o público interno do TJPR e para toda a comunidade.
História do Judiciário Paranaense - Desembargador Augusto Lopes Côrtes
Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa
Publicado Edital de Concurso para o cargo de Juiz Substituto
Portaria Nº 22/2025 da Comarca de Laranjeiras do Sul
Portaria Nº 14/2025 da Comarca de Realeza
Portaria Nº 8/2025 da Comarca de Bandeirantes
Portaria Nº 3/2025 da Comarca de Alto Piquiri
Revogada Portaria que determinava o fechamento do Fórum de Imbituva em 1º de julho
Falecimento do servidor aposentado Cícero Gomes