Últimas Notícias do TJPR

Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa


CENTRAL INTERDISCIPLINAR DE ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL FUNCIONA NO CEJUSC DE PONTA GROSSA

O projeto pioneiro visa promover a reparação dos danos por meio da restauração e responsabilização do indivíduo

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Ponta Grossa é o pioneiro em implementar a Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal no Paraná, chamado CEI DE COR, baseado na Lei 13.964 de 24 dezembro de 2019, que dispõe sobre a legislação penal e a sistemática processual penal, que possibilita o acordo de não persecução penal para os envolvidos em crime, diferente da suspensão condicional do processo e da transação penal que já possibilitava um acordo para os crimes de menor potencial ofensivo. 

A Central visa promover a reinserção do indivíduo infrator na sociedade por meio da restauração e responsabilização. Baseado nos fundamentos da Justiça Restaurativa, o projeto elenca, como metodologia, os Círculos de Construção de Paz. Atualmente, em função da agravação pandêmica, o projeto está sendo implementado de maneira remota, considerando as possibilidades de acessibilidade de cada participante. 

Idealizada e desenvolvida pela Juíza Coordenadora do CEJUSC de Ponta Grossa, Dra. Laryssa Angelica Copack Muniz, a iniciativa é coordenada pela assessora, facilitadora e instrutora de cursos de capacitação em justiça restaurativa, Eliete Requerme de Campos, em conjunto com a mediadora judicial e facilitadora de justiça restaurativa, Dheiziane Szekut.  

Como funciona o CEI DE COR? 

O indiciado, ao participar da audiência de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) da 1.ª Vara Criminal, junto ao Promotor de Justiça e da Juíza de Direito, é convidado a integrar o CEI DE COR. Posteriormente, o indivíduo que demonstra interesse em participar é encaminhado para o CEJUSC, que envia a solicitação de maneira informal e, depois, o insere em um grupo reflexivo. O direcionamento para os encontros é feito por aplicativo de mensagem instantânea com o link de acesso para a sala de reunião virtual. 

De modo a possibilitar a transformação do ser humano, enquanto indiciado, através de práticas restaurativas, o projeto promove o encontro, a reflexão e a ação. Cada grupo abriga até 12 beneficiados, e as reuniões abordam temas como responsabilização, legislação e cidadania, vitimização, senso de comunidade, reparação de danos e projeto de vida, divididos em três momentos distintos, sendo: 

  1. Encontro: Círculos de Construção de paz, diálogo e responsabilização. 05 (cinco) encontros. 
  2. Reflexão: Tertúlias pedagógicas dialógicas e Círculos de Construção de Paz, aprendizado. 03 (três) encontros. 
  3. Ação: Elaboração de reparação, em que são ofertadas as metodologias: círculo de construção de paz, conferência de grupo familiar e encontro vítima – ofensor. 04 (quatro) encontros. 

Ao final do projeto, os participantes realizarão uma avaliação e os facilitadores produzirão relatórios sobre frequência e aproveitamento dos encontros para cada integrante, posteriormente encaminhados à Vara de Execuções Penais. Deve o integrante comparecer, obrigatoriamente, à primeira reunião, caso contrário, poderá perder o benefício. Caso o indivíduo tenha cumprido todas as condições, o processo acaba e não existirá mais registros criminais contra ele.  

Para mais informações, entre em contato: 

E-mail: cejuscpg@gmail.com
WhatsApp: (42) 99157-3947