Janeiro de 2010 O nascimento do CONSIJ

Des. Fernando Wolff Bodziak e Des. Ruy Muggiati

 

 

Aprovado pelo Orgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná, em janeiro de 2010, surge o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude do Paraná (CONSIJ-PR), criado pela Resolução n. 04, de 15 de janeiro de 2010 do TJPR, na condição de organismo responsável pela definição da política institucional e o planejamento estratégico geral do Poder Judiciário do Estado voltado para a área da infância e da juventude. 

 

A sugestão partiu do requerimento dos desembargadores

Fernando Wolff Bodziak e Ruy Muggiati.  

  

 

 

Bem como transformou a Assessoria de Apoio da Infância e da Juventude (AAJIJ) em uma Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ-PR), com fundamento na Resolução nº. 94, de 27 de outubro de 2009, do Conselho Nacional  de Justiça (CNJ) e Decreto Judiciário nº 427/2010, Art. 7º, apresentando como objetivo primordial propiciar a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente no âmbito do Poder Judiciário do Paraná.

 


________________________________________________________

Esta foi a primeira logomarca do Conselho.

A primeira logomarca do conselho, simboliza o trabalho em conjunto de pessoas voltadas a um objetivo. 

 

Pessoas dispostas a abraçar as causas que atingem as crianças e adolescentes. 

 

Tendo a figura do líder Presidente (boneco branco) com o suporte ao trabalho (bonecos rosa e verde) que juntos seguram a balança da Justiça.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça um pouco mais o trabalho desenvolvido pelo CONSIJ nesta conversa com o juiz Fábio Brandão, da 1ª Vara da Infância e da Juventude e Adoção de Curitiba, no pograma Justiça para todos na TV Paraná.

 

 

 

 

O SURGIMENTO DO PORTAL CONSIJ

Diante do aumento dos projetos realizados pelo CONSIJ, foi deliberado no II Encontro de Magistrados da Infância e Juventude do Paraná, o portal CONSIJ, com o objetivo de obter maior divulgação de todas as atividades afetas a área. Centralizando em fácil acesso, para os magistrados e toda a sociedade, uma leitura simplificada das ações em prol da Infância e da Juventude.  

 

 

EM 2018 FOI CRIADO O APLICATIVO ADOT

Confira a reportagem do ADOT na íntegra.

 

LIVE DE COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO CONSIJ

Assista o video na íntegra na biblioteda de videos.

 

EM MAIO DE 2020 FOI CRIADO O COMITÊ INTERISTITUCIONAL PROTETIVO

Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ-CIJ) do Tribunal de Justiça do Paraná criou em maio deste ano, o Comitê Interinstitucional Protetivo e Socioeducativo no atendimento de crianças e adolescentes inseridos em serviços de acolhimento institucional ou familiar e às vítimas de violência no Paraná, devido à pandemia do novo coronavírus. A Juíza da Vara da infância e juventude de Ponta grossa e Coordenadora estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná, Noeli Salete Tavares Reback falou sobre as ações do grupo para garantir o enfrentamento à pandemia, no programa Justiça Para Todos.

https://bit.ly/2ZBNk7m

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIO DE 2020 - PARANÁ REGISTRA EM PRIMEIRO LUGAR EM ADOÇÕES PELO CNJ

No último levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Paraná está em primeiro lugar no número de adoções no país. Os dados mostram que, de maio de 2015 a maio de 2020, foram realizadas 1904 adoções no Estado.

Além do Paraná, os Estados com o maior número de adoções foram São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais:

PR: 1904;
SP: 1724;
RS: 1579;
MG: 704.

A Justiça estadual também se destacou por apresentar o menor tempo de acolhimento institucional – as crianças e os adolescentes ficam acolhidos, em média, durante um ano e três meses no Paraná. Em São Paulo, por exemplo, o tempo médio é de dois anos e três meses.

Além disso, o Paraná apresentou o maior número de reintegrações familiares – 704 crianças e adolescentes voltaram para suas famílias de origem.

Confira o relatório na íntegra.

 

 

 

 

 

Acesse o portal CONSIJ

 

Conheça o calendário do CONSIJ

 

Acesse os serviços ao cidadão voltados a Infância e Juventude

 

Novos conteúdos toda a semana.