Centro Médico realiza pesquisa de interesse para vacina contra dengue

Legenda

CENTRO MÉDICO REALIZA PESQUISA DE INTERESSE PARA VACINA CONTRA DENGUE

Formulário deve ser preenchido até o dia 15 de maio 

Até o dia 15 de maio, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Centro de Atenção à Saúde e Bem-estar (Centro Médico), disponibiliza pesquisa de interesse para campanha de vacinação contra a dengue. A ação é voltada para magistradas, magistrados, servidoras e servidores, e a vacina será disponibilizada no mês de novembro. 

Preencha a pesquisa de interesse aqui.

Sobre a vacina contra a dengue é importante ressaltar:

  • É indicada para indivíduos imunocompetentes dos 4 aos 60 anos de idade;
  • Gestantes e mulheres que amamentam não devem receber a vacina;
  • Sua utilização pode ocorrer independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação;
  • Ela é administrada por via subcutânea;
  • Esquema de doses: 2 doses com intervalo de 3 meses;
  • Precauções e contraindicações: hipersensibilidade a algum componente da vacina, imunodeficiência primária ou secundária (HIV) e uso de imunossupressor (quimioterapia, corticoide alta dose etc.).  

A dengue

A dengue é uma doença infecciosa transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, um inseto que pode ser facilmente encontrado dentro de casas em todas as cidades do país.

Existem quatro sorotipos do vírus (DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4) que circulam com predominância variável e imprevisível a cada ano.

A doença apresenta período de incubação de quatro a dez dias (média de cinco a seis dias) e pode ser assintomática ou causar um amplo espectro de quadros clínicos, desde formas febris pouco sintomáticas até quadros graves, com ou sem hemorragia, com taxas de letalidades superiores a 50% .

É primordial o reconhecimento de sinais de alarme e gravidade e o manejo dos sintomas da dengue, visto que não existe um tratamento específico para essa doença. A vacinação reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliada no combate ao vírus em países de alta prevalência de dengue. Após a conclusão do esquema vacinal, a eficácia global contra a infecção é de 60% a 80%, enquanto a eficácia contra as formas graves é de 85% a 90%.

 

Imagem de capa: foto de agulha e ampola de vacina.

 

 

 

Da campanha de doação de sangue aos direitos do consumidor.

QUEM TRAZ PRA VOCÊ É A COMUNICAÇÃO DO TJ.  

Tem um informe relevante? Mande pra gente!

comunicacao@tjpr.jus.br